ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 29º

Interior

Prefeitura de Dourados começa no dia 7 campanha de vacinação contra raiva

Da Redação | 31/10/2011 15:56

Meta é vacinar 33 mil cães e gatos; campanha começa pela reserva indígena

A campanha de vacinação antirrábica começa no dia 7 de novembro em Dourados. Os trabalhos de vacinação feitos pela prefeitura através da Secretaria Municipal de Saúde vão começar pela zona rural, onde serão instalados 38 postos, distribuídos entre unidades de saúde, igrejas, escolas e assentamentos.

Para cada local o CCZ (Centro de Controle de Zoonoses) montou um calendário, que vai começar pelas aldeias indígenas. No dia 7 a vacinação será na Aldeia Jaguapiru, no pátio da Missão Caiuá. Nesse dia também vai funcionar um posto itinerante para vacinar cães e gatos no interior da aldeia. A vacinação na zona rural segue até dia 16 de dezembro.

DIA D - Na zona urbana o dia D da vacinação será no dia 26 de novembro. Nesse dia vão trabalhar 400 voluntários, distribuídos nos 60 postos dentro do perímetro urbano, preparados para imunizar os animais domésticos contra a raiva.

De acordo com o diretor de Vigilância em Saúde Eduardo Arteiro Marcondes, a meta é imunizar 33 mil animais em Dourados.

A prefeitura recebeu 40 mil doses do Ministério da Saúde. Neste ano, segundo Marcondes, houve atraso no recebimento das vacinas porque o governo federal teve de importar o produto. Por causa disso, vários municípios estão com o calendário da vacinação antirrábica em atrasado.

“O importante é que as pessoas não deixem de vacinar seus animais. Neste ano já houve um caso de raiva canina no Estado. A melhor forma de prevenção é a população levar seus animais de estimação para receber a vacina porque a raiva é uma doença séria e perigosa”, alertou Marcondes.

Nos siga no Google Notícias