ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, QUINTA  28    CAMPO GRANDE 29º

Interior

Prefeitura define empresa que vai operar transporte coletivo por 15 anos

Marta Ferreira | 29/07/2014 13:11
O prefeito Paulo Duarte, ao fundo, deu coletiva nesta manhã sobre licitação do transporte coletivo. (Foto: Clovis Neto/Prefeitura de Corumbá)
O prefeito Paulo Duarte, ao fundo, deu coletiva nesta manhã sobre licitação do transporte coletivo. (Foto: Clovis Neto/Prefeitura de Corumbá)

O prefeito de Corumbá, Paulo Duarte (PT), anunciou nesta manhã, a homologação do resultado da licitação que escolheu uma nova empresa para operar o transporte coletivo na cidade, que está sob internvenção municipal desde janeiro. A Viação Cidade Corumbá Ltda foi a empresa vencedora do certame, que prevê contrato de 15 anos.

“Até, no máximo, em outubro deste ano, o problema será resolvido definitivamente. É o fim de uma longa novela que se arrastava por anos na cidade. Não foi fácil, a dificuldade foi grande, mas tomamos todos os cuidados jurídicos para que a solução fosse dada à população”, afirmou o prefeito durante entrevista coletiva pela manhã.

A atual empresa prestadora do serviço, a Viação Canarinho, está sob intervenção da Administração Municipal desde o começo do ano. A justificativa do Município para a intervenção foi de que o sistema de transporte na cidade vivia um caos. Segundo a prefeitura, desde então, “um processo administrativo foi realizado, o que somou 5 volumes com mais de 2500 laudas de documentos que respaldaram juridicamente a necessidade da abertura de uma nova licitação”.

A prefeitura declarou a caducidade do contrato, alegando não cumprimento do que estava estabelecido. “Podemos destacar a falta de manutenção da frota, inadimplência em pagamento de funcionários e fornecedores, além dos acidentes constantes”, afirmou Duarte sobre os problemas enfrentados. A empresa foi à justiça pedindo, inclusive, indenização, situação que o prefeito disse que já sabia que enfrentaria.

Com a publicação da homologação do resultado do processo licitatório, a efetivação do contrato depende da assinatura do contrato e da ordem de serviço para a Viação Corumbá. O valor envolvido na licitação não foi informado.

De acordo com a informação divulgada pela prefeitura, além do transporte na área urbana, a zona rural também será contemplada com a implantação da nova empresa. O trajeto entre Corumbá e Ladário não foi contemplado. A explicação é que “se trata de transporte entre municípios distintos e, portanto, não regulados por uma municipalidade específica”.

Com a contratação da nova empresa, afirmou o prefeito, o papel de fiscalização da Agetrat (Agência Municipal de Trânsito e Transporte) será reforçada. “Não é apenas a quantidade de veículos, mas as condições deles e, dependendo da demanda que houver, poderão outros itinerários, bairros que hoje não são atendidos, serem contemplados com o serviço”, explicou Duarte sobre a fiscalização permanente que será implantada.

Até a implantação da Viação Cidade Corumbá Ltda, a Viação Canarinho continua atuando sob a intervenção do Município. O transporte coletivo na cidade é feito por 20 veículos. Antes da intervenção, eram 6 apenas.

Nos siga no Google Notícias