A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Quinta-feira, 08 de Dezembro de 2016

09/04/2015 16:20

Prefeitura faz nova licitação para concluir academias de saúde iniciadas em 2013

Secretaria informou que empresa abandonou contrato e oito academias estão com obras paralisadas; lentidão afeta moradores

Helio de Freitas, de Dourados
Academia de saúde do Parque Rego D’Água está pronta, mas ainda faltam equipamentos (Foto: Eliel Oliveira)Academia de saúde do Parque Rego D’Água está pronta, mas ainda faltam equipamentos (Foto: Eliel Oliveira)

Criadas em 2011 pelo Ministério da Saúde para incentivar a população brasileira a ter uma vida saudável, as academias de saúde ainda não saíram do papel em Dourados, a 233 km de Campo Grande.

Veja Mais
Reunião debate com representantes construção de 50 academias ao ar livre
Prefeito sanciona lei de implantação de academias ao ar livre para deficientes

Das dez unidades lançadas em 2013 para serem implantadas pela prefeitura com recursos federais, uma está pronta, mas ainda não foi ativada, uma está sendo concluída e oito estão com as obras paralisadas porque a empreiteira vencedora da licitação abandonou o contrato.

Para retomar as obras, o município anunciou que dois novos processos licitatórios estão sendo feitos. Um já foi concluído e outro será aberto na semana que vem.

Os recursos para a construção das academias de saúde foram obtidos pelo deputado federal Geraldo Resende (PMDB). Segundo sua assessoria, no total foram viabilizados R$ 1,16 milhão do Orçamento Geral da União para as obras. Em cada projeto existe também a contrapartida do município.

Conforme a Secretaria Municipal de Planejamento, a academia de saúde do Parque Ambiental do Córrego Rego D’Água, na região sul da cidade, está com a parte física pronta, mas os equipamentos ainda não foram instalados. Segundo o projeto do Ministério da Saúde, cada unidade deve ter equipamentos, estrutura e profissionais qualificados para atender os moradores.

Diariamente, centenas de pessoas utilizam a pista de caminha de dois mil metros em volta do parque Rego D’Água e a expectativa da prefeitura é ampliar esses serviços à população quando a academia começar a funcionar.

Outra academia de saúde está quase concluída no Parque Antenor Martins, no Jardim Flórida, região oeste da cidade. A obra sofreu várias interrupções nos últimos anos, mas a Secretaria de Planejamento garante que a construção será concluída até o final deste mês.

Empresa abandonou – O maior problema, no entanto, está nas outras oito academias, projetadas para serem instaladas nos distritos de Vila Vargas, Indápolis e Itahum e nos bairros Parque das Nações I, Izidro Pedroso, Jardim Independência (Praça Paraguaia), Santa Brígida e Santa Maria. No Parque e no Santa Brígida as obras chegaram a começar, mas estão paralisadas desde que a empresa vencedora da licitação abandonou a construção.

De acordo com a Secretaria de Planejamento, que executa todas as obras de responsabilidade da prefeitura, quatro unidades já foram novamente licitadas e o processo de licitação de outras quatro será concluído na semana que vem.

Prefeitura informou que academia de saúde do Parque Antenor Martins fica pronta ainda em abril (Foto: Eliel Oliveira)Prefeitura informou que academia de saúde do Parque Antenor Martins fica pronta ainda em abril (Foto: Eliel Oliveira)
Prefeito sanciona lei de implantação de academias ao ar livre para deficientes
Foi publicada no Diário Oficial de Campo Grande desta quarta-feira (23) a Lei 5.224, de 22 de outubro de 2013, que dispõe sobre a implantação de acad...
Prefeitura de Dourados inicia obras de 10 novas academias de saúde
A Prefeitura de Dourados já iniciou a construção de dez academias de saúde em várias regiões da cidade. As obras são feitas com recursos federais lib...



imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions