ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, QUINTA  28    CAMPO GRANDE 29º

Interior

Prefeitura leiloa bois que recebeu como devolução de dinheiro desviado

Marta Ferreira | 10/09/2014 12:07
Bovinos que foram recebidos pela prefeitura, como devolução de dinheiro desviado. (Foto: Divulgação/Casa de Leilões)
Bovinos que foram recebidos pela prefeitura, como devolução de dinheiro desviado. (Foto: Divulgação/Casa de Leilões)

A Prefeitura de Rio Brilhante, município localizado a 163 quilômetros de Campo Grande, está leiloando 59 bovinos, entre vacas, bois, touros e garrotes, avaliados em R$ 78 mil. O fato por si próprio já chama a atenção e fica ainda mais inusitado quando se busca o motivo desses animais estarem em poder da Prefeitura: eles foram recebidos como parte do ressarcimento de um desvio contra a administração, descoberto em 2011 e atribuído a ex-tesoureira da prefeitura, Rosélia Machado.

Em valores atualizados até janeiro do ano passado, o desvio chegou a R$ 1 milhão. Rosélia foi demitida e sofreu processo judicial, no qual bens dela foram penhorados, incluindo uma loja e até manequins e roupas, um automóvel financiado e os animais. Parte dos bens já foi leiloada.

Há dois meses, segundo o Campo Grande News apurou, a justiça deu a posse dos bovinos à prefeitura, que chegou a usar os animais em uma escola rural, mas, diante da necessidade de gastos com a manutenção deles, achou melhor fazer o leilão.

O processo contra Rosélia corre em segredo de justiça. Ela não foi localizada pela reportagem.

O leilão - O pregão presencial será no dia 17 de setembro, a próxima quarta-feira, a partir das 10h, na Fundação de Capacitação Rural Oacir Vidal, que fica no km 314 da Rodovia BR 163. É possível dar lance pela internet, no endereço www.casadeleilões.com.br, onde o pregão on-line já está aberto. São quatro lotes de vacas, dois de novilhas, três de bois, um de touro e um último de garrote. Todos os bovinos são da raça holandesa, com exceção do de número 8, que é um boi pardo suíço). Os animais são oriundos de pagamento de dívida à Prefeitura e foram temporariamente utilizados na Fundação, onde funciona uma espécie de escola rural.

Além de poder dar lance na internet, os interessados poderão ver os animais no mesmo local do leilão presencial nos dias 15 e 16 de setembro, entre 8h e 11h e 13h e 16h. O leilão é aberto a pessoas físicas (maiores de 18 anos) e jurídicas. Só não pode participar quem esteja cumprindo penalidade de suspensão temporária para contratar com a administração pública ou tenha sido declarado inidôneo

Para as pessoas físicas, é preciso apresentar carteira de identidade, CPF e comprovante de residência. Os documentos solicitados das pessoas jurídicas são o contrato social, CNPJ, carteira de identidade e CPF do representante legal da empresa. No caso de representação é exigido instrumento público de procuração com delegação de poderes para oferta de lances e demais decisões relativas ao pregão.

Outras informações podem ser solicitadas pelos telefones (67) 3363-7000 e (67) 3363-5399.

Nos siga no Google Notícias