ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUARTA  24    CAMPO GRANDE 27º

Interior

Prefeitura pede urgência em reparo na ponte sobre o Rio Paraguai

Caroline Maldonado | 27/08/2014 12:46
Barco abriu fenda em um dos pilares da ponte (Foto: Anderson Gallo/Diário Corumbaense)
Barco abriu fenda em um dos pilares da ponte (Foto: Anderson Gallo/Diário Corumbaense)

A Prefeitura Municipal de Corumbá, a 419 quilômetros de Campo Grande, emitiu nota, nesta manhã, cobrando imediata ação do Governo do Estado de Mato Grosso do Sul e do DNIT (Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes) para o reparo da ponte sobre o Rio Paraguai, na região de Porto Morrinho, que fica a 70 quilômetros da área urbana do município.

Um dos pilares da ponte foi atingido por um barco empurrador paraguaio, com carga de farelo de milho, abrindo uma fenda de 20 centímetros. A PRF (Polícia Rodoviária Federal) restringiu o acesso a carretas carregadas com mais de 7 eixos e está no local acompanhando o trânsito.

Segundo a concessionária Porto Morrinho, ontem (26) uma equipe de peritos esteve no local e nesta quarta-feira (27) o local do acidente será vistoreado por peritos de São Paulo, que já estão na cidade. De acordo com o diretor-executivo da Agesul (Agencia Estadual de Gestão de Empreendimentos ) em Corumbá, Luiz Mário Anache, na tarde de terça-feira (26), a fenda já havia diminuído, ficando em quase 19 centímetros.

Em nota, a prefeitura destacou que o estrago causa riscos aos usuários da ponte, além de atingir a cadeia econômica da cidade em diversos níveis, desde o transporte de minério, uma das principais atividades do município, até o abastecimento de produtos de consumo como alimentos. Para a prefeitura, o setor de turismo também fica prejudicado enquanto não há reparo na ponte.

O Campo Grande News tentou contato, por telefone, com a Seop (Secretaria de Estado de Obras Públicas de MS) e com a superintendência regional do DNIT em Mato Grosso do Sul, mas as ligações não foram atendidas, certamente em razão do horário de almoço.

De acordo com Luiz Mário, a Agesul já comunicou a Seop e o secretário Edson Giroto informou que providenciaria uma equipe para ir até o local do acidente.

Outro caso - A prefeitura lembrou fato semelhante ocorrido em 2011, quando o empurrador Doña Carmen bateu na ponte e a cidade ficou isolada por quase seis horas, com o trânsito interditado.

“Entre idas e vindas de cobrança de responsabilidades para o conserto entre órgãos federais e estaduais, até o final daquele ano, o reparo não havia sido realizado, vindo a se concretizar apenas em 2012”, enfatizou a prefeitura. Na ocasião, o município teve situação de emergência reconhecida pela Secretaria Nacional de Defesa Civil, ligada ao Ministério da Integração Nacional.

Segundo a prefeitura, em 2011, o prefeito Paulo Duarte, então deputado estadual, ingressou com uma ação na Vara de fazenda Pública, do Fórum de Corumbá, cobrando a responsabilidade do Governo do Estado pelos reparos da ponte sobre o rio Paraguai.

Nos siga no Google Notícias