ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  18    CAMPO GRANDE 18º

Interior

Prefeitura recebe estudo que propõe mudar data de aniversário de Dourados

Comissão de Revisão Histórica questiona frase “Terra de Antônio João” presente no brasão e defende aniversário no dia 15 de junho

Helio de Freitas, de Dourados | 03/11/2016 10:52
Prefeito com jornalista e historiador, que entregaram estudo sobre revisão histórica (Foto: A. Frota)
Prefeito com jornalista e historiador, que entregaram estudo sobre revisão histórica (Foto: A. Frota)

Já está na prefeitura o estudo que deve causar bastante polêmica em Dourados, segunda maior cidade de Mato Grosso do Sul, localizada a 233 km de Campo Grande. O documento, elaborado durante três anos de trabalho, propõe mudar a data de aniversário do município e a retirada da frase “Terra de Antonio João” do brasão oficial.

O assunto vem sendo discutido desde o ano passado. Em dezembro de 2015, o Campo Grande News mostrou o trabalho na série de reportagens sobre os 80 anos de Dourados.

Na semana passada, o relatório foi entregue ao prefeito Murilo Zauith (PSB) pelo presidente da Comissão de Revisão Histórica de Dourados, o professor Carlos Magno Mieres Amarilha, e pelo jornalista Nicanor Coelho, que acompanhou os estudos.

Segundo Amarilha, a data de fundação de Dourados e a frase do brasão são consideradas pontos cruciais e que precisam ser colocados em debate.

De acordo com o relatório, a data de 20 de dezembro, comemorada como o dia de criação do município, começou a ser efetivada em 1953.

Em 23 de outubro daquele ano, a Câmara Municipal aprovou um projeto de lei do vereador Aguiar Ferreira de Sousa, sancionado pelo então prefeito Nélson de Araújo, oficializando o 20 de dezembro de 1935 como a data de fundação de Dourados. No ano seguinte a data foi transformada em feriado.

A comissão de revisão histórica concluiu que a data de 20 de dezembro foi escolhida por decisão política e não por reivindicação da sociedade organizada.

Carlos Amarilha afirma que existia necessidade de uma data para comemorar o aniversário. Entretanto, o relatório aponta como verdadeiro o 15 de junho, data em que foi instalado o Distrito de Paz de Dourados, em 1914. Ou seja, Dourados tem, segundo os historiadores, 102 anos e não 80.

Brasão – A comissão também aponta no relatório um erro sobre o uso da frase “Terra de Antônio João” no brasão oficial do município. O estudo mostra que o herói da Guerra do Paraguai, tenente Antônio João Ribeiro, não foi morto em Dourados e sim na Colônia Militar dos Dourados, em 29 de dezembro de 1864, no local onde existe atualmente o município de Antonio João.

Carlos Magno afirma que Dourados nem existia quando Antônio João morreu. “Trocam-se fatos, transferem-se os eventos, como verdades absolutas e absurdas, com empréstimos de histórias de outros lugares”, diz trecho do relatório.

Após receber o documento, o prefeito disse que o assunto precisa ser colocado em debate para a sociedade entender e decidir sobre as mudanças propostas.

“Hoje vamos entregar os relatórios para os demais membros da comissão e na semana que vem para os vereadores. Não colocamos que a verdadeira data é dia 15 de junho. A data que sempre foi comemorada é 20 de dezembro, dia da elevação do município, mas a data de fundação, o primeiro documento que diz respeito a Dourados, é de 15 de junho de 1914, data da elevação de Dourados a Distrito de Paz de Dourados”, afirmou Carlos Magno Amarilha ao Campo Grande News. “O poder constituído de Dourados tem que resolver esse problema que está na Constituição municipal”.

Sem comemoração – Segundo o historiador, desde 2006, quando o comércio passou a funcionar no dia 20 de dezembro, o aniversário “deixou de ser uma data representativa, digna de sua memória, pois perde a importância para o comércio aberto e para as festas de fim de ano realizadas na Praça Antônio João. A data fica invisível perante os dias que antecedem as festas natalinas”.

Cargos Magno completa: “são dez anos sem feriado municipal em sua plenitude. Desde 2006 a cidade não comemora o dia 20 de dezembro, pois uma categoria não consegue fechar as portas nesse dia, deixando ofuscada a efeméride do dia 20 de dezembro em comemoração à elevação de Dourados a município”.

Nos siga no Google Notícias