ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 24º

Interior

Prefeitura tem servidor invadido e “perde” dados contábeis

Kleber Clajus | 11/03/2015 13:07

A Prefeitura Municipal de Jaraguari foi alvo de pirataria digital e, desde segunda-feira (9), tenta recuperar dados contábeis, de licitações, compras e recursos humanos, após ação de “crackers” que bloquearam o acesso as informações hospedadas em servidor do município, distante 44 quilômetros de Campo Grande.

De acordo com o prefeito Vagner Gomes Vilela (PDT), todos os serviços que requerem armazenamento digital estão suspensos e boletim de ocorrência foi registrado para que se investigue os responsáveis pela ação, além de aviso sobre a falha ao TCE (Tribunal de Contas do Estado). Ele ainda ressaltou que o último backup dos dados ocorreu em dezembro, o que coloca em risco todos os registros de janeiro a março.

“Travou tudo. Encaminhados o HD para ser recuperado em Campo Grande e, possivelmente, teremos que lançar novamente esses dados. Vai levar um tempo para colocar em dia porque tudo estava lá e foi compactado e criptografado”.

Os responsáveis pelo ação ainda teriam deixado mensagem no sistema para liberação de senha, o que o prefeito considera ser semelhante a problemas enfrentados por outras prefeituras onde a exigência era o pagamento de US$ 3 a 4 mil para recuperação dos dados.

Nos siga no Google Notícias