ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 28º

Interior

Prefeitura terá que fazer licitação para quebrar monopólio de funerária

Caroline Maldonado | 22/05/2014 20:22
Sizuo Uemura foi acusado de ter monopólio de serviços funerários em Dourados (Foto: Arquivo)
Sizuo Uemura foi acusado de ter monopólio de serviços funerários em Dourados (Foto: Arquivo)

Uma decisão do Tribunal de Justiça do Estado de Mato Grosso do Sul quebrou o monopólio mantido de empresa funerária em Dourados. A empresa Uemura & Cia. Ltda foi a única responsável pelos serviços funerários da cidade, há quase 14 anos. A prefeitura deverá fazer licitação para cinco novos serviços.

Em março de 2011, o promotor de Justiça, Ricardo de Melo Alves, pediu ao poder judiciário a quebra desse monopólio na exploração dos serviços funerários. O promotor pediu a abertura de licitação e a entrada de novas empresas para que as famílias enlutadas tivessem opção de escolher os serviços funerários de acordo com a melhor oferta de serviços e preços.

Na época, o juiz de 1º Grau de Dourados julgou improcedente a ação, o que fez o (MPE) Ministério Público Estadual recorrer ao Tribunal de Justiça, contra a decisão da autoridade judiciária da comarca de Dourados. Então, o desembargador, Júlio Roberto Siqueira Cardoso, decidiu reformar a decisão de 1º grau para determinar a realização de novo certame licitatório.

De acordo com Ricardo de Melo Alves, “a par da postura da municipalidade, o MPE buscou sem êxito a formalização de TAC (Termo de Ajustamento de Conduta) com vistas a assegurar a liberdade de escolha de serviços funerários pelos consumidores, tendo a municipalidade abandonado as tentativas então iniciadas”.

A reportagem procurou a prefeitura de Dourados, via assessoria de imprensa. A informação dada é que um posicionamento oficial deve ser dado nesta sexta-feira (23).

Nos siga no Google Notícias