A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Sábado, 10 de Dezembro de 2016

22/05/2014 20:22

Prefeitura terá que fazer licitação para quebrar monopólio de funerária

Caroline Maldonado
Sizuo Uemura foi acusado de ter monopólio de serviços funerários em Dourados (Foto: Arquivo)Sizuo Uemura foi acusado de ter monopólio de serviços funerários em Dourados (Foto: Arquivo)

Uma decisão do Tribunal de Justiça do Estado de Mato Grosso do Sul quebrou o monopólio mantido de empresa funerária em Dourados. A empresa Uemura & Cia. Ltda foi a única responsável pelos serviços funerários da cidade, há quase 14 anos. A prefeitura deverá fazer licitação para cinco novos serviços.

Veja Mais
Funcionário de Sizuo Uemura continua preso em Dourados
Justiça libera Sizuo Uemura, dois filhos e funcionário

Em março de 2011, o promotor de Justiça, Ricardo de Melo Alves, pediu ao poder judiciário a quebra desse monopólio na exploração dos serviços funerários. O promotor pediu a abertura de licitação e a entrada de novas empresas para que as famílias enlutadas tivessem opção de escolher os serviços funerários de acordo com a melhor oferta de serviços e preços.

Na época, o juiz de 1º Grau de Dourados julgou improcedente a ação, o que fez o (MPE) Ministério Público Estadual recorrer ao Tribunal de Justiça, contra a decisão da autoridade judiciária da comarca de Dourados. Então, o desembargador, Júlio Roberto Siqueira Cardoso, decidiu reformar a decisão de 1º grau para determinar a realização de novo certame licitatório.

De acordo com Ricardo de Melo Alves, “a par da postura da municipalidade, o MPE buscou sem êxito a formalização de TAC (Termo de Ajustamento de Conduta) com vistas a assegurar a liberdade de escolha de serviços funerários pelos consumidores, tendo a municipalidade abandonado as tentativas então iniciadas”.

A reportagem procurou a prefeitura de Dourados, via assessoria de imprensa. A informação dada é que um posicionamento oficial deve ser dado nesta sexta-feira (23). 

Funcionário de Sizuo Uemura continua preso em Dourados
O funcionário do empresário Sizuo Uemura, Ernani Roberto de Assis, o Polaco, continua preso na Penitenciária Harry Amorim da Costa, em Dourados, a 23...
Justiça libera Sizuo Uemura, dois filhos e funcionário
O TJ/MS (Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul) concedeu o habeas corpus ao empresário Sizuo Uemura, acusado de ser o coordenador de uma organiza...
Homem foge depois de agredir enteado e esposa grávida de cinco meses
Gestante de 29 anos, foi agredida pelo próprio marido, de 39, durante discussão na tarde deste sábado (10) em Corumbá, município distante 419 quilôme...



imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions