ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 23º

Interior

Prefeitura terá que fornecer tratamento médico para paciente alérgico

Nyelder Rodrigues | 16/05/2016 20:04

Decisão da 5ª Câmara Civil do TJ-MS (Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul) acatou recurso de tutela antecipada impetrado pela mãe de um garoto menor de idade para que o Município de Camapuã ofereça tratamento imunoterápico ao paciente.

O garoto é portador de diversas alergias, como a picada de insetos e respiratória por hipersensibilidade para ácaros da poeira, sendo preciso realizar Imunoterapia Específica no custo de R$ 980 mensais. Além disso, há previsão de aumento trimestral e realizar da mesma por até cinco anos.

A família alega não ter condições de arcar com o tratamento, mas em primeira instância o pedido para que prefeitura e Estado arquem com os custos foi negado sob parecer da Câmara Técnica em Saúde frisar que não há iminente risco à vida do jovem alérgico.

Porém, a família seguiu com o processo e, por unanimidade, os desembargadores aprovaram o recursos, acatando a alegação que deve ser resguardado e preservado o bem-estar do cidadão, em observância ao princípio da dignidade do ser humano.

"Se o profissional especializado que acompanha o menor conhece o atual estágio e gravidade da doença que o acomete, a evolução do quadro clínico e os riscos pela demora no tratamento, e prescreveu os medicamentos é evidente que a medicação se faz necessária", opinou o relator do processo, desembargador Júlio Roberto Siqueira Cardoso.

Além disso, ele destacou que as recomendações de tratamento foram feitas por médico da própria rede pública, que apontou a necessidade extrema do fornecimento dos medicamentos. A Justiça também estabeleceu pena de R$ 200 diário, por até 30 dias, para o não cumprimento da decisão. O prazo dado para o cumprimento foi de 20 dias.

Nos siga no Google Notícias