ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, SEXTA  29    CAMPO GRANDE 23º

Interior

Prêmio “Marta Guarani” homenageia Dia Internacional da Mulher

Eleita por uma comissão de entidades, a contabilista Gedália Ferreira de Ávila, de 80 anos, vai receber o prêmio, instituído em 2004

Helio de Freitas, de Dourados | 07/03/2016 09:02
Plenário da Câmara de Veadores de Dourados, onde será entregue hoje o prêmio “Marta Guarani” (Foto: Divulgação)
Plenário da Câmara de Veadores de Dourados, onde será entregue hoje o prêmio “Marta Guarani” (Foto: Divulgação)

Será entregue na noite desta segunda-feira (6) o Prêmio Mulher Cidadã “Marta Guarani”, instituído em 2004 pela Câmara de Vereadores de Dourados, cidade a 233 km de Campo Grande. O prêmio homenageia o Dia Internacional da Mulher e neste ano será entregue para a contabilista Gedália Ferreira de Ávila, eleita pela comissão de avaliação formada por representantes de entidades.

A entrega ocorre na sessão ordinária do Legislativo douradense, que começa às 18h30. De acordo com a assessoria da Câmara, o prêmio é considerado um símbolo de parte da luta histórica das operárias norte-americanas que deram a vida para imortalizar a data. No dia 8 de março de 1857, em Nova York, um grupo de mulheres foi queimado após reivindicar direitos trabalhistas.

Em Dourados o prêmio foi criado para “destacar a importância da mulher no conjunto da sociedade, como mãe, esposa, trabalhadora, que contribui para o desenvolvimento político, social e econômico da cidade”.

“O Dia Internacional da Mulher deve ser lembrado como marco de igualdade e de valorização da presença feminina. É uma forma de reforçar a garantia de justiça, respeito e dignidade da mulher”, afirmou o presidente da Câmara, Idenor Machado (DEM).

O nome do prêmio é homenagem à líder indígena Marta Guarani, que lutou pelos direitos do seu povo. Ela morreu no dia 6 de setembro de 2003, aos 62 anos, de infarto. Marta é considerada uma das personalidades mais importantes da história dos povos indígenas de Mato Grosso do Sul.

Homenageada – Gedália Ferreira de Ávila, 80, tem uma trajetória de vida voltada ao trabalho social e assistencial em Dourados. Foi presidente do Clube Indaiá, presidente da Creche São Francisco, fundadora do Cursilho de Dourados e da Associação Anjos do Senhor, que tem 17 anos de atuação.

A entidade desenvolve várias ações na comunidade, como distribuição mensal cestas básicas aos pacientes que fazem hemodiálise, duas mil fraldas e materiais de higiene pessoal a pacientes dos hospitais atendidos pelo SUS, empréstimo e doação de cadeiras de rodas e outros equipamentos ortopédicos.

Nos siga no Google Notícias