ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, SEXTA  29    CAMPO GRANDE 28º

Interior

Presidente da Copasul e vice-prefeito de Naviraí morre aos 86 anos

Sakae Kamitani estava internado em um hospital de Dourados; ele era renal crônico e fazia tratamento no interior do Paraná

Helio de Freitas, de Dourados | 24/01/2017 10:45
Sakae Kamitani ao lado do prefeito Izauri, no dia da posse (Foto: Divulgação)
Sakae Kamitani ao lado do prefeito Izauri, no dia da posse (Foto: Divulgação)

O presidente da Copasul, uma das maiores cooperativas de Mato Grosso do Sul, Sakae Kamitani, morreu na madrugada de hoje (24), aos 86 anos de idade. Renal crônico, ele fazia tratamento em Umuarama (PR) há algum tempo, mas estava internado em um hospital de Dourados, a 233 km de Campo Grande, após sofrer uma queda em sua casa.

Além de presidir a cooperativa, Sakae Kamitani tinha sido eleito vice-prefeito de Naviraí, onde fica a sede da Copasul, na chapa encabeçada pelo advogado José Izauri de Macedo (DEM), que administra a cidade desde o dia 1º deste mês.

De acordo com o site Ta na Mídia Naviraí, na noite de domingo (22), Sakae sofreu uma queda em sua residência e depois dos primeiros atendimentos na Santa Casa da cidade foi transferido para um hospital de Dourados em estado grave.

Na queda, o presidente da Copasul sofreu traumatismo craniano. Ontem à noite ele teve de passar por uma cirurgia para aliviar a pressão do cérebro. Entretanto, não resistiu ao procedimento e morreu por volta de 5h40.

Prefeito de Naviraí decretou luto oficial de três dias. O corpo está sendo levado para Naviraí, onde será velado. O horário do sepultamento ainda não foi informado.

História - Sakae Kamitani era filho de imigrantes que vieram de Osaka para o Brasil em 1934 e trabalharam em fazendas de café no interior de São Paulo. Em 1954 a família comprou uma fazenda no Paraná e o pai dele se tornou associado da Cooperativa Agrícola de Cotia, em 1950.

Em 1961 a família se mudou para Naviraí para plantar hortelã e depois algodão. Após trabalhar em uma cooperativa da região, ele viajou ao Japão e ao Hawaí para conhecer cooperativas, Kamitani se uniu à família Suekane e juntos montaram a Copasul, em 1978.

O algodão sempre foi o principal produto da cooperativa, mas com a alta do preço dos grãos, a área plantada de soja e milho passou a ocupar 65% das lavouras e a pluma responde por 30%.

Nos siga no Google Notícias