ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SÁBADO  20    CAMPO GRANDE 21º

Interior

Presidente do STF suspende despejo de índios da comunidade Kurusu Ambá

Decisão de Ricardo Lewandowski garante permanência de guarani-kaiowá na área pelo menos até o julgamento da ação

Helio de Freitas, de Dourados | 13/03/2015 09:46
Índios do acampamento Kurusu Ambá, no município de Coronel Sapucaia (Foto: Divulgação/Cimi)
Índios do acampamento Kurusu Ambá, no município de Coronel Sapucaia (Foto: Divulgação/Cimi)

Foi adiado o despejo de 250 índios guarani-kaiowá da comunidade Kurusu Ambá que ocupam desde setembro do ano passado uma fazenda no município de Coronel Sapucaia, a 400 km de Campo Grande, na fronteira com o Paraguai. A decisão foi tomada na quarta-feira pelo presidente do STF (Supremo Tribunal Federal), ministro Ricardo Lewandowski, e comunicada ontem através de ofício enviado “com urgência” ao TRF (Tribunal Regional Federal) da 3ª Região para “cumprimento imediato”.

O mandado de reintegração de posse tinha sido expedido alguns dias após a ocupação, pelo juiz federal em Ponta Porã. Nesta semana o Cimi (Conselho Indigenista Missionário) informou que o despejo ocorreria na próxima segunda-feira, dia 16. Ainda conforme o Cimi, na semana passada uma equipe da Polícia Federal teria ido à área ocupada para informar aos índios que se eles não saíssem voluntariamente até hoje a reintegração de posse seria cumprida com força policial na segunda.

“Defiro o pedido para suspender a execução da decisão liminar de reintegração de posse proferida na medida cautelar, em trâmite perante a 1ª Vara Federal de Ponta Porã/MS, até o trânsito em julgado da decisão de mérito na Ação de Reintegração de Posse”, afirma o despacho do ministro Lewandowski.

Ontem à tarde, Élder Paulo Ribas da Silva, coordenador da Funai (Fundação Nacional do Índio) em Ponta Porã, escritório responsável pela área onde fica o acampamento, esteve no local para conversar com os índios. O Campo Grande News entrou em contato com ele nesta manhã, mas através da atendente ele pediu para ligar mais tarde.

De acordo com o Cimi, as 50 famílias indígenas vivem na área ocupada e reivindicam a demarcação como território tradicional. “Lembranças de sofrimento, dor, mortes, expulsões forçadas e vidas despedaçadas nas beiras das rodovias pesaram novamente na memória e no coração de cada um dos indígenas de Kurusu Ambá”, afirma a nota do Cimi.

“Eles já sabem qual a nossa posição. Todos sabem. Nós não podemos sair. Essa é nossa terra. Antes estávamos morrendo de fome enquanto usavam nossa terra. Só queremos nosso espaço para plantar mandioca e ter direito a uma vida digna. Não nos moveremos, buscamos apenas o que é nosso, retomamos aqui porque sabemos que aqui é nosso. Está lá nos estudos, a Funai já estudou, é só olhar. Resistiremos aqui porque não temos opção. Só sairemos daqui mortos, porque a estrada para nós significará morte também”, afirma o rezador da comunidade, de 65 anos, cujo depoimento foi divulgado pelo Cimi.

Nos siga no Google Notícias