A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Sábado, 03 de Dezembro de 2016

03/06/2014 23:41

Presídio feminino tem 60% de suas detentas trabalhando ou estudando

Alan Diógenes
Uma das atividades desenvolvidas pelas detentas é a costura. (Foto: Keila Oliveira)
Uma das atividades desenvolvidas pelas detentas é a costura. (Foto: Keila Oliveira)

O Estabelecimento Penal Luiz Pereira da Silva, em Jateí, tem hoje quase 60% do total de internas trabalhando e/ou estudando, segundo dados da direção do presídio. Até novembro de 2011 a unidade prisional funcionava como presídio masculino, quando passou a abrigar reeducandas do regime fechado da região da grande Dourados, com a transferência de 42 mulheres que estavam presas no 1º Distrito Policial de Dourados.

Veja Mais
Com destino a São Paulo, jovem é preso com 60 kg de cocaína
PMA fecha posto de combustível e multa proprietário em R$ 50 mil

Na unidade, são várias as opções de ocupação produtiva oferecidas: horticultura, artesanato, serviços de manutenção, cozinha, costura, entre outras.

Segundo a diretora do local, Maria Lúcia de Souza, o trabalho tem sido extremamente importante para as reeducandas e para a rotina do presídio. “Acalma, dá uma perspectiva a elas, e ainda nos ajuda a manter a disciplina”, garante. Para a seleção do trabalho, um dos principais critérios levados em conta é o bom comportamento”, destacou.

No presídio funciona uma sala de aula, com oferecimento de ensino a internas matriculadas para cursar da alfabetização à 4ª série. O ensino no presídio, como nas demais unidades penais do Estado, é coordenado pela Escola Estadual Polo Regina Anffe Nunes Betine, e acontece pelo sistema de EJA (Educação de Jovens e Adultos).

Acusada de homicídio, M.G., 55 anos, é uma das custodiadas que estudam e trabalham no local. “Na parte da manhã eu curso a 4ª série e à tarde costuro roupas”, informa, revelando que se ocupar tem sido muito importante nesse período em que está presa.

Homem é esfaqueado e encontrado morto em frente de casa
Almir Caetano Lima, 39, foi encontrado morto com sinais de esfaqueamento na barriga, às 7h deste sábado (3) no bairro Cascatinha II em Sidrolândia, d...
Sobrinho mata tio com facada no coração e se entrega para polícia
Elpídio Corrêa Mendes, 39, foi morto esfaqueado pelo sobrinho, Tiago Corrêa Mendes, 20, na manhã deste sábado (3) em Naviraí, distante 366 km de Camp...



imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions