ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, QUINTA  28    CAMPO GRANDE 26º

Interior

Obras de água e esgoto do presídio semiaberto ficam prontas em agosto

Caroline Maldonado | 03/06/2014 13:16
Sanesul garantiu que as obras de água e esgoto ficam prontas em agosto (Foto: Divulgação/Sejusp)
Sanesul garantiu que as obras de água e esgoto ficam prontas em agosto (Foto: Divulgação/Sejusp)

Até agosto devem ser concluídas as obras de água e esgoto do Presídio Semiaberto do município de Dourados, a 233 quilômetros de Campo Grande, conforme a engenheira da Sanesul (Empresa de Saneamento de Mato Grosso do Sul), Aline Cristina Souza Andrade. Foram investidos mais de R$ 6,5 milhões na construção do presídio, que está pronto para ser inaugurado no complexo penitenciário Harry Amorim Costa.

A engenheira informou o prazo durante vistoria feita no local pelo secretário de Estado de Justiça e Segurança Pública, Wantuir Jacini e pelo diretor-presidente da Agepen (Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário), coronel Deusdete Oliveira.

De acordo com a Sejusp (Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública), o presídio tem capacidade para 500 detentos e a construção teve investimentos do Depen (Departamento Penitenciário Federal) e do Governo do Estado. A unidade prisional tem um total de 3.609 metros quadrados de área construída, com bloco administrativo, bloco de celas, área de vivência, quadra de esportes e estacionamentos interno e externo.

Durante a vistoria, o secretário Wantuir Jacini explicou os detalhes da obra. “Para que o presídio seja inaugurado e entre em funcionamento, desafogando o sistema penitenciário do Estado, dependemos da água e do esgoto, principais insumos de qualquer unidade prisional”, disse o secretário aos mestres de obras e a engenheira da Sanesul, responsáveis pelas duas construções.

No canteiro das obras da Estação de Tratamento de Esgoto, próximo ao rio Laranja Doce, em Dourados, foram vistoriadas as construções do laboratório, que segue para a fase final, de acabamento. A vistoria abrangeu também o reator, que está concretado para receber as armações de ferro e a última camada de concreto; além do leito de secagem, que funciona como um filtro do esgoto e está praticamente pronto, faltando apenas as tubulações e as lagoas de polimento.

“Essa primeira lagoa já está com as tubulações prontas e a aplicação da manta em fase final, agora iremos fazer o mesmo procedimento na outra lagoa”, explicou Aline. Segundo a engenheira, as lagoas são responsáveis pelo processamento do líquido do esgoto liberado pelo leito de secagem e cada uma tem tamanho de 150x80 metros cúbicos e capacidade para tratar 10 litros de esgoto por segundo.

Esta é a terceira vez que o secretário Jacini e o coronel Oliveira vistoriam o andamento das obras. “Temos pressa porque esta unidade prisional está localizada em ponto estratégico do Estado, visando desafogar o sistema não apenas em Dourados, mas também nos municípios localizados na região sul”, lembrou o diretor-presidente da Agepen.

Infraestrutura - Conforme a Sejusp, as obras do reservatório e da caixa de água que irão abastecer o presídio também estão em fase final. O reservatório com capacidade para 800 mil litros de água está pronto, faltando apenas a tampa. “Agora iremos começar a estrutura das paredes da caixa, que tem 25 metros de altura e capacidade para 150 mil litros”, informou a engenheira da Sanesul.

Com investimentos de R$ 5,1 milhões, ainda estão previstos nas obras do sistema de abastecimento de água do complexo, a perfuração e ativação de dois poços tubulares profundos, com vazão de 120 mil litros de água por hora, em 2.725 metros de adutora.

“Daqui a 20 dias voltaremos aqui para acompanhar o andamento das obras e também para programar a inauguração do Presídio Semiaberto de Dourados, que se tudo correr como esperamos deve ocorrer final de agosto, mais tardar, início de setembro”, finalizou o secretário Jacini.

Nos siga no Google Notícias