ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUARTA  24    CAMPO GRANDE 30º

Interior

Primeira noite de louvação a Iemanjá lota prainha no Porto Geral

Centenas de pessoas participam de cerimônias para agradecimento a orixá e entrega de pedidos para 2019

Humberto Marques e Rosana Nunes, do Diário Corumbaense | 31/12/2018 15:50
Estátua para Iemanjá foi novidade para as festividades deste ano. (Foto: Anderson Gallo/Diário Corumbaense)
Estátua para Iemanjá foi novidade para as festividades deste ano. (Foto: Anderson Gallo/Diário Corumbaense)

Centenas de pessoas participaram neste domingo (30) da primeira noite de louvação à Iemanjá, uma das mais tradicionais manifestações da cultura religiosa africana em Corumbá –a 419 km de Campo Grande. As cerimônias acontecem anualmente na prainha do Porto Geral, reunindo representantes de centros de umbanda e candomblé, além de admiradores e do público em geral, para realizar oferendas à rainha das águas.

Neste ano, a novidade foi uma estátua em homenagem a Iemanjá, instalada no local. De autoria do artista plástico Deniart, a imagem tem 5,3 metros de altura –chegando a 7 metros com o andor. “Gostei muito da novidade, é uma bela imagem, fortalece a tradição e deixa a festa ainda mais bonita”, disse Eulália Queiroz, 64, que foi a Corumbá passar o fim de ano com a família.

Barquinhos de isopor contendo oferendas foram lançados ao rio Paraguai, iluminado com velas, como forma de agradecer a proteção de Iemanjá ao longo de 2018 e realizar mais pedidos para o Ano Novo.

“Sempre venho pedir para Iemanjá abrir os caminhos, trazer felicidade e saúde, principalmente”, disse ao Diário Corumbaense a dona de casa Maria Ester Silva, 53. “Venho pedir as bênçãos para que no ano que vem tudo de bom aconteça. Saio revigorada e fortalecida”, comentou a atendente Lucília Mendes, 37.

A louvação a Iemanjá é realizada principalmente em 30 de dezembro, porém, a movimentação no Porto Geral prossegue nesta segunda-feira (31).

Público se concentrou na prainha do Porto Geral para homenagens. (Foto: Anderson Gallo/Diário Corumbaense)
Público se concentrou na prainha do Porto Geral para homenagens. (Foto: Anderson Gallo/Diário Corumbaense)
Nos siga no Google Notícias