ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 29º

Interior

Procurador garante que índios não invadiram casa de Bacha em fazenda

Aline dos Santos e Francisco Júnior, de Sidrolândia | 18/05/2013 16:31

O procurador Emerson Kalife Siqueira, do MPF (Ministério Público Federal),  nega que os índios invadiram a casa de Ricardo Bacha na fazenda Buriti, em Sidrolândia. Segundo ele, que conseguiu entrar na propriedade rural e conversar com os terenas, o grupo está no gramado próximo à residência. “Até me chamaram para entrar na casa, para provar que não teve invasão”, relata.

No início da tarde, informações extraoficiais davam conta que a sede foi invadida pelos terenas e que os moradores foram retirados pela PF (Polícia Federal).

A reportagem do Campo Grande News foi à fazenda, mas os índios impediram a entrada. Encapuzados e com pinturas pelo corpo, o grupo foi taxativo. Os jornalistas não poderiam entrar na fazenda, nem fazer fotografias ou anotar entrevistas. As ordens foram dadas ao som de rojões. Os terenas estavam com porretes e facões.

Hoje, às 15h, venceu o prazo para que os terenas deixassem as fazendas invadidas. Na quinta-feira, saiu decisão judicial para que quatro desocupações: Querência São José, Santa Helena, Buriti e a Cambará.

Um helicóptero sobrevoa a fazenda Buriti. Seis viaturas da PF e uma da Cigcoe (Companhia Independente de Gerenciamento de Crises e Operações Especiais) estavam próximas ao local. A série de ocupações é parte da reivindicação dos 17 mil hectares da aldeia Buriti que estão na posse de fazendeiros e que foram identificados em 2011 como terras indígenas.

Nos siga no Google Notícias