A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Segunda-feira, 05 de Dezembro de 2016

30/05/2011 08:21

Professores de Itaquiraí fazem protesto na porta da Prefeitura

Vanda Escalante

Sindicalista diz que 70% da categoria está fora da sala de aula nesta segunda-feira (30)

Professores tentam reunião com prefeita.Professores tentam reunião com prefeita.

Cerca de 70% dos professores da Rede Municipal de Ensino de Itaquiraí estão fora das salas de aula nesta segunda-feira (30) e participam agora de uma passeata que deve terminar com uma manifestação na porta da Prefeitura.

Os professores querem que a prefeita Sandra Cassone (PT) receba a comissão de representantes e apresente uma contraproposta às reivindicações da categoria. “Fomos recebidos há mais de 15 dias, e até agora não obtivemos resposta nenhum. Queremos ser recebidos e, se houver acordo hoje, voltamos imediatamente à sala de aula”, afirma a presidente do Simted (Sindicato Municipal dos Trabalhadores em Educação) de Itaquiraí, Ana Maria Rodrigues Coelho Belo.

Itaquiraí tem aproximadamente 150 professores na Rede Municipal de Ensino. De acordo com a sindicalista Ana Maria, a principal reivindicação é de 15% de reajuste salarial. Ela explica ainda que o Município retirou dos professores o acréscimo de 35% referente à regência de classe e fez uma incorporação aos salários para atingir o piso nacional, que é de R$ 1.187,97. “Ficamos com um ganho real só de 6%”, afirma.




Que bom à greve acabou! Entre mortos e feridos salvaram-se todos. Mas a imagem da educação de Itaquiraí não será a mesma.
Mas há alguns pontos que não entendo. Porque no inicio da greve todos batiam o pé que era a prefeita que não queria dar o aumento, veio até uma equipe de a FETEMS negociar, mas foram embora dizendo que nada poderia ser feito já que a prefeitura NÃO PODERIA pagar o aumento pretendido por causa da LEI DE RESPONSABILIDADE FISCAL.
Fato que as cabeças da greve já sabiam, mas resolveram ocultar, por questões que veremos mais a frente, mais precisamente no ano de 2012.
Então “AMIGOS” e não colegas como disse o outro professor ai, vocês foram enganados, porque lutavam por uma coisa que o SINDICATO JÁ SABIA: QUE NÃO ERA POSSIVEM DAR AUMENTO SEM INFLINGIR A LEI DE RESPONSABILIDADE FICAL. E diga-se de passagem, nenhum prefeito do Brasil pagaria esse aumento e depois seria cassado.
Assim fica o alerta para 2013 quando muitas pessoas que incitaram a greve vão assumir cargos de confiança, SERÁ QUE ELES VÃO GOSTAR DA GREVE QUE PODERÁ SER DEFLAGRADA, VAMOS ESPERAR PRA VER, ATÉ LÁ!

QUEM SABE AGORA SOBRA TEMPO PARA O SINDICATO FAZER A PRESTAÇÃO DE CONTAS DOS ÚLTIMOS 8 ANOS.
 
Miltom Pena em 03/06/2011 02:13:22
Há muito tempo venho desejando um momento para sentir novamente orgulho de nossa categoria, não falo isso no sentido de que não me orgulho em ser professor, mas no sentido da nossa classe mostrar força e união em volta de um objetivo. A ultima vez que isso aconteceu foi mais ou menos a sete anos, quando nos unimos massivamente em torno desse objetivo, na época essa categoria em nenhum momento foi rotulada de "massa de manobra", no entanto quando essa mesma categoria se une para reinvindicar melhorias salariais vem pessoas a rotular essa tão importante categoria profissional. Estranho não é?
MEUS COLEGAS (companheiros, não) ESTOU SENTINDO UM IMENSO ORGULHO DE VOCÊS, QUE TIVERAM A CORAGEM DE MOSTRAR A CARA E ARREMBETAR OS GRILHÕES DA HIPOCRISIA DO PODER PUBLICO.
Vamos sempre avante, pois não poderemos esquecer: os representantes do poder passam, nós permanecemos!
 
marcelo pupo em 02/06/2011 08:51:53
Amigos professores, entendo sua luta, pois desde que as categorias se uniram em prol de seus direitos, muito se avançou em vários setores da sociedade. Mas o que está acontecendo no município de Itaquiraí é uma verdadeira algazarra política. Não é que temos que ficar quietinhos esperando a boa vontade dos políticos.
Mas a forma como a greve esta sendo conduzida é uma verdadeira falta de respeito com a maioria dos professores, pois os cabeças estão na verdade fazendo apologia as futuras eleições municipais, não vou ficar surpreso se alguns deles ocuparem cargos de confiança do próximo prefeito (a), (FIQUEM DE OLHO PARA VER SE NÃO ESTOU ENGANADO). Acredito que o que está sendo feito é uma verdadeira palhaçada com a população que está desassistida, principalmente as Mães que dependem das creches para poderem deixar seus filhos.
Não vejo esta greve como necessária, pois os professores não estão com salários atrazados, pelo contrário recebem dentro do mês, o salário não está tão defasado assim, as escolas estão bem aparelhadas, salvo as do Complexo Santo Antônio, que ainda precisam ser construídas.
Creio que isto é pura politicagem do sindicato, que pra mim é igual folha de bananeira, se move conforme o vento FAVORÁVEL.

GOSTARIA MESMO É VER A PRESTAÇÃO DE CONTAS DO SINDICATO, QUE PELO O QUE OUVI DIZER, FAZ UNS 8 ANOS NÃO É APRESENTADO PARA O CONSELHO FISCAL, MUITO MENOS PARA OS ASSOCIADOS, ISSO SIM É UMA VERGONHA, ARRUMEM A CASA PRIMEIRO E DEPOIS INCOMODEM A PREFEITA, QUE ESTÁ TRABALHANDO.
ALIÁS ELA SÓ INCOMODA PORQUE TRABALHA E NÃO FICA DISTRIBUINDO FICHAS DE CERVEJA NAS FESTAS DO SITIO, NEM BEBENDO CERVEJINHA EM BUTECOS, COMO FAZEM VÁRIOS FUTUROS CADIDATOS.
 
Miltom Pena em 01/06/2011 09:33:16
Essa manifestação não seria necessária, se a administração não utilizasse o dinheiro de um recurso direcionado ao professor( FUNDEB) , para pagar outros setores.
Pois como mostra a folha de pagamento dos professores, o dinheiro que vem desse recurso, seria possível até mais do que o reajuste reivindicado. Isso é uma vergonha para a administração desta cidade, pois durante os vinte anos que aqui resido, nunca foi necessário esse tipo de manifesto.
Parabenizo os professores por lutarem pelos seus direitos.
 
Jairo Rodrigues em 01/06/2011 07:10:22
Infelizmente, isso mostra o descaso e a incompetência da prefeita no trato com a educação em seu municipio. Na verdade não há uma preocupação com o ensino no
nosso país como um todo,,professores são desrespeitados por alguns alunos que não gostam de estudar e também, por governantes que só se preocupam com o próprio umbigo. Pede para sair prefeita !
 
lopes lima em 30/05/2011 09:16:58
Parabenizo os professores da Reme por enfim tirarem as algemas e lutar por melhorias, e não simplesmente aceitar o descaso do poder público. Que deveria ter feito muito mais e acham que fizeram mais do que o necessário.
Ainda sinto mais pelos educadores que estão a frente de nossa educação. Que lástima.
Sou Itaquiraiense e me sinto envergonhado pelo descaso com nossa categoria
 
marcelo pupo em 30/05/2011 09:12:07
Estou de acordo com os professores, tem que reivindicar os seus direitos.
Está de parabéns a categoria e a Professora Ana, se o presidente do sindicato dos trabalhadores municipais fosse do caracter da Ana, não teria aceito os 12% oferecido pela Prefeita, sendo que ficou um ano sem reajuste, no mínimo teria que dar 20%, mas fazer o que.
Parabéns Professores, parabéns Sindicato pela iniciativa.
 
Silva Carlos em 30/05/2011 06:33:11
quem e vc marcos ,não sabe nem o que esta falando nem argumentos vc tem presta mais atenção na materia e depois discute eu não sou professor mas luto por uma educacao melhor
 
carolina solza em 30/05/2011 06:01:40
marcos vc pelo jeito vc nao sabe o que esta falando por que se vc divesse interado no assunto não estaria falando esas bobagem mas como discutir sobre educacao com uma pessoa que nao tem argumento como vc
 
marcia silva em 30/05/2011 05:54:35
Caro " MARCOS SILVA", você nem sabe do que está falando!!!

Palhaçada... É ficar parado, sabendo de tudo que acontece e ficar de braços cruzados!!!

Você não sabe nem redigir um e-mail... As suas informações são desencontradas!! Você cita que o piso salarial é de 1.172,00. " MARCOS SILVA", o piso é de 1.187,97. Acorda!!!

Caro "MARCOS SILVA", as pessoas para criticar tem que ter argumentos, conhecimento do assunto...

Caro " MARCOS SILVA", quem disse que professor não pode possuir um carro novo???
E se possui um, saiba você que esse carro não caiu do céu e nem você vai pagá-lo ou vai??

Qual é o cidadão que não deseja ter uma vida confortável e tranquila para si e sua família??? Ainda mais pessoas que batalharam, cursaram uma faculdade.

Caro "MARCOS SILVA", você precisa apurar melhor as suas fontes!!!

Antes de falar qualquer besteira, informe- se primeiro!!!!

Captou "MARCOS SILVA"... !!!???
 
Thiago Francescinni em 30/05/2011 05:48:42
Leiam a matéria antes de abrir a boca pra falar alguma coisa, todos os professores sabem o motivo de estarem fazendo essa manifestação, ninguém é idiota pra participar de uma manifestação sem saber qual a causa, vergonhoso é um professor não ser recebido por sua prefeita , vergonhoso é não lutar pelos seus direitos...Pois essa sindicalista ai, luta pela sua classe, e não fica falando das pessoas, ou usando isso como argumento político para a próxima eleição. Palhaçada é ficar olhando professores que lutam por seus direitos e não tomar uma atitude, porque criticar é muito fácil, o duro é toma uma atitude igual aos professores.
 
Rafael Rodrigues Coelho Belo em 30/05/2011 05:24:53
Infelizmente, isso mostra o descaso e a incompetência da prefeita sendo professora, no trato com a educação em seu municipio. Na verdade não há uma preocupação com o ensino pelos governantes em geral nosso país como um todo,,professores são desrespeitados por alguns alunos que não gostam de estudar e também, por governantes que só se preocupam com o próprio umbigo. Pede para sair prefeita ! não sei por que que quando se está do outro lado da mesa esquece tudo o que se diz antes!!!!! ainda bem que está acabando. Faltam aporximadamente 547 dias !!!!!!!!!!!!!!
 
Paulo Dias em 30/05/2011 05:19:57
Querido Marcos, já sei que voce é oposição aos educadores e provavelmente contra qualquer melhoria na educação, ainda bem que esta classe não depende da sua aprovação.
Porque tenho filhos estudando e apoio os professores nesse movimento pois defendo e sei o quanto ainda precisa investir para termos uma educação de qualidade (que vc não tem). E se eles realmente ocupacem 32% da folha como voce muito mal informado, provavelmente eles ganhariam muito mais que estão revindicando. Tenho certeza que como eu há muitos outros pais que torce pelos professores.
 
Joao Carlos em 30/05/2011 05:10:06
Hove conversei com alguns professores que estavam la na frente da prefeitura. Eles nem sabiam o que estavam reivindicando. Achavam que o piso salaraial era de R$ 1.800,00. Quanto informei que era de R$ 1.172, ficaram até sem graça, e perguntaram o que estavam fazendo lá. Eu respondo! Vocês foram pura massa de manobra de 3 vereadores da cidade e dessa sindicalista ai, que se acha muito inteligente. Eu sou oposição tanto à prefeita quanto ao grupo politico dessa sindicalista, mas o que eles estão fazendo é uma enorme palhaçada. O Município paga acima do piso nacional, e o professor que ganha menos ganha mais de 1.200 por mês. Hoje está uma palhaçada na cidade, com carros de som pagos pela prefeita e outro pago pelo sindicato. Um anunciando que está tudo certinho, e o outro dizendo que a prefeitura não da atenção. A um ano da eleição e no desespero pra recuperar o poder, esse povo vai fazer esse tipo de coisa ai. A prefeitura equipou e reformou as escolas, da cursos de capacitação aos professores, paga em dia, em alguns anos eles chegam a ter 15º salário. A grande maioria anda de carro novo e tudo. Ja ocupam 32% da folha de pagamentos do município, e querem mais. E os outros servidores? E os dentistas, enfermeiros, e auxiliares de enfermagem que sequer recebem o piso da categoria, como que ficam? Só pra concluir, quando passei na frente lá da tal manifestação hoje, pude constatar que é vergonhoso. Ficaram la na frente da praça da prefeitura sentadinhos, alguns tomando até chimarrão. E até onde sei, a prefeita nunca se recusou a conversar com ninguém. Pelo amor de Deus gente, vamos trabalhar. Reclamem menos e produzam mais.
 
Marcos Silva em 30/05/2011 03:18:43
imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions