A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Quinta-feira, 08 de Dezembro de 2016

31/05/2011 08:21

Professores de Itaquiraí mantêm paralisação e permanecem na praça

Vanda Escalante

De acordo com o Simted, paralisação é de 100% nas escolas municipais

Os professores da Rede Municipal de Itaquiraí continuam de baços cruzados, à espera de mais uma rodada de negociações com a administração municipal. A manifestação teve início na manhã desta segunda-feira (30), com uma passeata e vigília na praça em frente da prefeitura durante todo o dia.

Os professores reivindicam reajuste salarial acima do que foi concedido pelo Município e queriam ontem ser recebidos pela prefeita Sandra Cassone (PT). “Ela não nos atendeu, saiu pela porta do fundo. Isso é um desrespeito”, reclama a presidente do Simted (Sindicato Municipal dos Trabalhadores em Educação) de Itaquiraí, Ana Maria Rodrigues Coelho Belo. De acordo com o Simted, nesta terça (31), 100% dos professores estão parados.

A prefeitura está divulgado que concedeu aos professores reajuste salarial de 15% e que, com isso, mais de 51% do orçamento municipal já estariam comprometidos com a folha de pagamentos, colocando em risco o equilíbrio das contas públicas. Mas esses números e cálculos são contestados pelos professores.

De acordo com as contas do Simted, o ganho real nos salários foi de apenas 6%. “O que aconteceu foi que a prefeitura tirou o acréscimo por regência que a gente recebia e incorporou aos salários para atingir o piso nacional de R$ 1.187. Nós queremos que o ganho real aumente um pouco e chegue a pelo menos 10%. Já fizemos as contas e sabemos que a folha pode chegar a uns 53%”, informa a presidente do Simted.

Novamente concentrados na praça em frente à Prefeitura, os professores aguardam que a direção da Fetems (Federação dos Trabalhadores em Educação de Mato Grosso do Sul) consiga audiência com o secretário municipal de Educação de Itaquiraí, Pedro Rui Tobias Venâncio, já que a prefeita Sandra Cassone, de acordo com os professores, não está na cidade nesta terça-feira.

Jovem de 26 anos morre após fazer aborto em clínica clandestina
Uma jovem de 26 anos morreu depois de fazer um aborto em uma clínica de Porto Murtinho, distante 431 km de Campo Grande na terça-feira (6). A mãe da ...
Segurança reage a assalto, troca tiros com bandidos e é atingido de raspão
Ao reagir durante assalto anunciado por três homens, o segurança Aldair José de Oliveira, 30, ficou ferido ao ser atingido por um tiro. O caso aconte...
Cinco pessoas são atingidas por raio em colheita de cana e uma morre
Um trabalhador rural identificado como Abmael Fernandes dos Santos, de 30 anos, morreu na tarde desta quarta-feira (7) ao ser atingido por um raio en...



Necessária ou não, essa greve nos demonstra que os dois lados sempre saem predendo. Esgotar o diálogo é sempre a melhor saida, mas um diálogo de alto nível, e não um discurso como o que foi feito á rádio local, sinceramente o que aquela professora fez foi abominável, mas ela é nova ainda tem muito que aprender e o tempo é o melhor professor.
Deixo aqui meu abraço fraterno e espero que no futuro relembrar esse episódio com um dia infeliz em nossas vidas. E que numa outra NECESSIDADE de GREVE, possamos ter pessoas mais preparadas para conduzir, porque com estas ai, EITA TIME FRACO.
 
Miltom Pena em 03/06/2011 06:26:11
É Marcos vc tinha razão, essa greve foi muito mal conduzida. Não havia necessidade de tanto estardalhaço, parecia que aqueles professores estão sedentos de raiva, dava medo de olhar suas faces. E o que é pior criticavam quem não havia aderido a greve, fato que demonstatra o despreparo para um movimento tão bonito como uma greve, onde se luta para conquistar direitos e não fazer apologia partidária, tinha muita gente infiltrada que não tinha nada haver com a educação dando o seu pitaco.
Agora meus "AMIGOS" professores voltam desgaastados para nossas escolas sentindo-se humilhados e com a auto-estima em baixa. Será q
 
Miltom Pena em 03/06/2011 06:16:27
Olha só... ficaram nervosinhos heim... Como a verdade dói. É melancólico ver os professores trajando roupas boas e andando de carro novo armando barraquinhas em frente a prefeitura... comendo nos pratinhos dos alunos como se fossem pobres coitados. Lamentável como a verdade dói. Os grande prejudicados nisso tudo são os alunos e pais de alunos. Alguns, que trabalham 14 horas por dia pra ganhar salário mínimo e uma cesta básica por não faltarem ao serviço, já sabem que vão perder a sua cesta, porque os professores, servindo de massa de manobra, estão forçando esses pais a ficarem em casa e perder serviço. Estão com uma faixa pedindo o piso nacional... mas vocês ja recebem o piso nacional. Por favor, voltem ao trabalho. Nosso filhos agradecem. É só pra que conste, um cidadão ai que nem sabe quem eu sou disse que não tenho filho na rede municipal. Olha, não sei onde você da aula, mas você poderia voltar a dar aulas, e meu filho voltar a aprender la no pré. Se continuar assim, eu realmente vou ser obrigado a colocar meu filho na escola particular, mesmo sabendo da excelente qualidade da pré-escola municipal de nossa cidade, e principalmente sabendo que vocês recebem acima do piso nacional.
Sala de aula JÁ!!!
 
Marcos Silva em 02/06/2011 11:08:23
QUANTO AO COMENTÁRIO, VEICULADO PELA ADMINISTRAÇÃO MUNICIPAL ATRAVÉS DO INFORMATIVO APRESENTADO NESTA ÚLTIMA SEGUNDA FEIRA DIA 30, FAZ-SE NECESSÁRIO, CORRIGIR ALGUMAS INVERDADES E OUTRAS INFORMAÇÕES QUE NÃO CONDIZEM COM A TOTAL VERACIDADE DOS FATOS, TAIS COMO:
• QUANDO INFORMADOS A TODA A POPULAÇÃO QUE O MUNÍCIPIO DEVE RESPEITAR A LEI DE RESPONSABILIDADE FISCAL, EM NENHUM MOMENTO A CATEGORIA DO MAGISTÉRIO, VAI ALEM DO QUE SE PODE PAGAR, POIS O MÁXIMO PERMITIDO PELA LEGISLAÇÃO É O VALOR PERCENTUAL DE 54%, ENTRETANTO NOSSA PROPOSTA NÃO É SUPERIOR A 52,04%; NA INFORMAÇÃO AINDA FOI RELATADO QUE O VALOR VIAVEL É DE 53%, INFORMAÇÃO ERRONEA COMO MENCIONADA, POIS A PORCENTAGEM É NO VALOR DE 54%;
• AINDA CONFORME EXPOSTO PELOS COMUNICADORES O PISO MAIS O REAJUSTE DE 15% PROPOSTO PELA ADMINISTRAÇÃO É SOMENTE PARA CUMPRIR O PISO NO NÍVEL NACIONAL, O LIMITE VIAVEL É DE 53% CONFORME É A PROPOSTA DO EXECUTIVO, PORÉM A CONTRAPROPOSTA SINDICAL PERFAZ 52,04%, COM ESSAS INFORMAÇÕES: SERÁ QUE NÓS PROFESSORES ESTARIAMOS LUTANDO POR UM VALOR MENOR QUE A ADMINISTRAÇÃO DIVULGOU E PUBLICOU? SERIA ANORMAL NÃO SERIA? A VERDADE É QUE EM VEZ DE 15% SOMENTE O REAJUSTE É DE 5,6% VALOR MENOR QUE A CORREÇÃO DA INFLAÇÃO.
• ALGUNS FATOS SÃO VERDADEIROS POREM NÃO EM SUA ÍNTEGRA, POIS QUANDO CITADO SOBRE O ESTATUTO DO MAGISTÉRIO, LEI COMPLEMENTAR 020/2006, A PROMOÇÃO FUNCIONAL, O ADICIONAL POR TEMPO DE SERVIÇO, SOMOS GRATOS A ADMINISTRAÇÃO PELA CONTEMPLAÇAO, PORÉM DEVE SER FRISADO QUE NÃO NOS FOI DADO E SIM FOI CONQUISTADO, POIS JÁ ESTAVAMOS LUTANDO DESDE ADMINISTRAÇÕES ANTERIORES. O QUE NOS FAZ ACREDITAR QUE SÓ TEREMOS OS NOSSOS DIREITOS RESPEITADOS QUANDO FORMOS A LUTA, POR ISSO, MAIS UMA VEZ ESTAMOS LUTANDO POR NOSSOS IDEAIS;
• BONITO DE SE IMAGINAR É O CRESCIMENTO SALARIAL, CONFORME APRESENTADO TIVEMOS EM 06 ANOS DE ADMINISTRAÇÃO UMA REMUNERAÇÃO QUE CRESCEU 89,01%, MAS EM NENHUM MOMENTO É MENCIONADO TANTO NO CRESCIMENTO ALARMANTE, COMO TAMPOUCO NESTE PISO SALARIAL, QUE PARA QUE O MESMO SE EFETIVASSE, NOSSA REGENCIA NO VALOR DE 35%, FOI INCORPORADA, OU SEJA, O VALOR JÁ EXISTIA, PORÉM SIMPLESMENTE FOI TRANSFERIDO DE UM LOCAL PARA OUTRO NA REMUNERAÇÃO, LOGO NÃO TIVEMOS NENHUM ACRESCIMO;
• O SECRETÁRIO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO MENCIONOU EM SUA ENTREVISTA, QUE OS 40% DO FUNDEB DEVE SER APLICADO EM MANUTENÇÃO DA ESCOLA, PORÉM CONFORME DIVULGADO PELO MESMO NÃO É PARA O USO DO TRANSPORTE ESCOLAR...
• NÃO QUEREMOS AQUI PROVOCAR NENHUMA CATEGORIA OU PROFISSÃO SEJA PUBLICA OU PRIVADA, NEM TAMPOUCO MASCARAR A REALIDADE, TODAVIA SOMOS SABEDORES DE BOATOS E ATE MESMO COMENTARIOS LEVIANOS E MALDOSOS, TAIS COMO:
• PROFESSOR CHORA DE BARRIGA CHEIA, MAS SÓ ANDA DE CARRÃO, PORÉM NINGUEM SABE DE QUE FORMA ESTE BEM FOI ADQUIRIDO E EM QUANTAS PRESTAÇÕES O MESMO SERÁ PAGO? O MESMO ACONTECENDO COM A NOSSA MORADIA QUE EM SUA MAIORIA É FINANCIADA.
• AINDA CANSAMOS DE OUVIR A SEGUINTE FRASE: PROFESSOR GANHA MUITO BEM. CLARO QUE NÃO DEVEMOS COMPARAR NOSSOS SALARIOS COM OUTRAS PROFISSOES, ENTRETANTO TODOS AQUELES QUE GANHAM BEM MELHORES QUE NÓS, COM CERTEZA PASSARAM PELAS MAOS DOS PROFESSORES, SEJAM ELES MÉDICOS, ADVOGADOS, JUIZES, PREFEITO, ENFIM.... DEIXAMOS AQUI REGISTRADOS QUE NÃO SÃO ELES QUE GANHAM MUITO, SOMOS NÓS QUE RECEBEMOS MENOS QUE NOSSA PROFISSÃO MERECE. POR ISSO QUALQUER CIDADAO QUE NOS OUVE NESTE MOMENTO, PRINCIPALMENTE O SERVIDOR PÚBLICO DE OUTRAS SECRETARIAS NÃO SOMOS NÓS QUE GANHAMOS MUITOS EM RELAÇAO A VOCES, SÃO VOCES QUE RECEBEM TAMBEM BEM MENOS QUE MERECEM, POR ISSO, EM VEZ DE DEGLADIARMOS UNS AOS OUTROS DEVEMOS NOS UNIRMOS EM BUSCA DE UM SALÁRIO DIGNO PARA TODOS.


CLODOALDO ANDRÉ DOS SANTOS
SECRETÁRIO ÉTICO E JURIDICO DO SIMTED
 
CLODOALDO ANDRE DOS SANTOS em 31/05/2011 12:17:21
quem é voce? esse tal de Marcos Silva não sabe nem se disfarçar pois voce nem tem filho que estuda na rede municipal, voce sim tem que ir trabalhar ao inves de ficar tecendo fofoca seu fofoqueiro, voce quer reverter o que não são capaz de fazer pra os professores voce que tem esse costume de se disfarçar pois não tem coragem de se apresentar!!!! vai lá se apresenta e fala o que voce escreve se for capaz !!!! tenho certeza que não é suficiente pra isso pois não honra o que veste. voce que ganha essa fortuna pode falar isso por que não vai dar aula com o q
 
João Borges em 31/05/2011 09:56:10
Como ela pode se prestar a isso. Ontem a professora Ana (presidente do sindicato) e os Vereadores Zuza, Varlei e Joel tiveram audiência com a prefeita, em seu gabinete. Eu estava na prefeitura quando isso aconteceu. Essa greve tem unica e simplesmente cunho político, eleitoreiro. O Vereador Zuza se diz candidato a prefeito, o Joel quer se reeleger vereador, e sabe que depois de ter sido preso por conta da operação que investiga compra de lotes a vida dele ficou mais complicada, e o Varlei deve estar querendo ser novamente vice-prefeito. É, repito, uma vergonha essa greve. Greve tem que ter fundamento, e essa não tem a menor razão de ser. Voltem pra escola. Nossos filhos estão aguardando pelas aulas.
 
Marcos Silva em 31/05/2011 08:37:39
OLHA, CARO COLEGA MARCOS SILVA(???), ENTENDO Q PARA COMENTAR UM ASSUNTO TÃO DELICADO E INÉDITO EM NOSSO MUNICÍPIO, NO MÍNIMO, A COERÊNCIA DEVERIA SER CONSIDERADA. DE REPENTE, DIZ SER CONTRA AS ATITUDES DA ADMINISTRAÇÃO, NUM OUTRO MOMENTO, DEFENDE A PREFEITA, DEIXANDO CLARO SUA OPÇÃO POLÍTICA, QUE ENTENDO SER LEGÍTIMA. O QUE DISCORDO É A FORMA LEVIANA, ACUSANDO E DIFAMANDO PESSOAS. RECOMENDO, NÃO HAJA ASSIM, O DEBATE RESPEITOSO E DEMOCRÁTICO É MUITO MAIS PRODUTIVO, PODE TER CERTEZA SR. MARCOS SILVA(???0. NO QUE SE REFERE A REIVINDICAÇÃO DAS PROFESSORAS(ES), QUE FICAM COM NOSSO FILHOS E FILHAS, MUITAS DAS VEZES, MAIS QUE OS PRÓPRIOS PAIS, NADA MAIS JUSTO DO QUE TEREM UMA REMUNERAÇÃO DIGNA. QUE SE COBRE QUALIFICAÇÃO, COMPETÊNCIA, DEDICAÇÃO, MAS QUE SE PAGUE POR ISSO.
 
NELSON AGREPINO DA SILVA em 31/05/2011 07:47:01
imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions