ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, SEXTA  29    CAMPO GRANDE 24º

Interior

Profissionais da saúde são capacitados para ampliar rede de imunização

Flávia Lima | 01/03/2015 13:35
Curso de capacitação acontece até dia 9 com objetivo de reciclar profissionais. (Foto:Divulgação)
Curso de capacitação acontece até dia 9 com objetivo de reciclar profissionais. (Foto:Divulgação)

Enfermeiros e técnicos de enfermagem da secretaria de Saúde de Corumbá estão participando de uma Sala de Vacinação como forma de ampliar a rede de imunização nas unidades de saúde do município.

O curso, que teve início mês passado, está capacitando nesta segunda etapa 25 enfermeiros. A partir do dia 9 de março, será a vez dos técnicos de enfermagem.

A secretária de Saúde Dinaci Ranzi comentou que a capacitação está sendo importante para reciclar os profissionais e destacou que a qualificação dentro da rede de saúde pública tem ocorrido com frequência em Corumbá, permitindo celeridade na questão da vacinação.

O curso tem uma carga de 40 horas aula e está sendo ministrado pela enfermeira Ana Lúcia de Vasconcellos Pereira. O foco é o calendário vacinal de crianças e idosos e a organização do serviço dentro da rede, além do monitoramento do processo de trabalho.

A capacitação foi colocada em pauta no colegiado ampliado da Secretaria de Saúde que tem trabalhado para implantar a cogestão (gestores e trabalhadores) nos processos de decisão, e foi aprovada pela maioria presente. Além de Ana Lúcia, o enfermeiro Wangley Bento de Campos também foi indicado para capacitar os profissionais.

O objetivo é o enfrentamento das dificuldades apresentadas na cidade, tanto pela demanda da região de fronteira, como também pela falta de profissionais capacitados para atender, de forma qualificada e humanizada, as ações de imunização.

O Programa Nacional de Imunizações (PNI) do Ministério da Saúde foi implantado no país em 1973 para viabilizar ações de prevenção, controle e erradicação de doenças preveníveis por meio da vacinação.

Nos siga no Google Notícias