ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, QUINTA  28    CAMPO GRANDE 29º

Interior

Projeto do CCZ faz castração de três mil animais em Dourados

Fabiano Arruda | 02/05/2012 14:59
CCZ de Dourados faz controle da população de cães e gatos e atende população dos bairros. (Foto: Divulgação)
CCZ de Dourados faz controle da população de cães e gatos e atende população dos bairros. (Foto: Divulgação)

Pelo menos três mil animais já foram castrados pelo CCZ (Centro de Controle de Zoonoses) e universidades em Dourados desde o início do ano. A ação é uma das medidas utilizadas pelo setor para controlar a população de cães e gatos, bem como prevenir zoonoses.

A castração faz parte de projeto que atende, sem custos, pessoas carentes. As duas universidades que mantêm curso de veterinária na cidade são conveniadas nas ações, que já atenderam ao menos nove bairros, além da população que levou os animais ao CCZ.

Segundo informações da Prefeitura de Dourados, outro projeto mantido continuamente pelo setor de veterinária do CCZ é a doação de cães e gatos. São animais recolhidos nas ruas ou rejeitados pelos proprietários.

De acordo com a gerente do Núcleo de Imunização de Dourados, Carla Cristina Ribeiro da Silva, no CCZ estes animais passam por uma avaliação clínica, são castrados, recebem medicação, além da vacina contra a raiva. Os filhotes recebem a primeira dose da vacina contra cinomose, parvovirose, coronavírus e leptospirose.

Só neste ano já foram encaminhados para doação mais de 300 animais. Os interessados em adotar um animal podem comparecer ao CCZ com documentos pessoais e escolher seu animal.

Ainda conforme informações da Prefeitura de Dourados, o CCZ passou a realizar os exames de leishmaniose, sendo que antes as amostras de sangue eram encaminhadas para Campo Grande e demoravam.

Nos siga no Google Notícias