ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, TERÇA  23    CAMPO GRANDE 26º

Interior

Quatro municípios do Estado completam 49 anos

Adriel Mattos | 11/11/2012 10:31
Pedro Gomes, um dos municípios que fazem aniversário hoje. (Foto: Divulgação)
Pedro Gomes, um dos municípios que fazem aniversário hoje. (Foto: Divulgação)
Cristo de Jateí, na entrada da cidade. (Foto: Flickr/Wagner Assumpção)
Cristo de Jateí, na entrada da cidade. (Foto: Flickr/Wagner Assumpção)

O município de Anaurilândia, no sudeste do Estado, completa hoje 49 anos de fundação. O nome da cidade é uma homenagem à esposa do fundador, Anaurelíssia Gonzáles. Antes, ficou conhecida como Vila Água Amarela. A economia da região é a pecuária, com um rebanho de 291.522, de acordo com os dados do IBGE em 2011.

A cidade de Ivinhema, no sudeste do Estado, também completa 49 anos hoje. O município foi fundado por Reynaldo Massi, onde instalou uma colônia agrícola, que logo foi transformada em município. A economia da região é a agropecuária. Ivinhema dá nome ao time de futebol local.

Pedro Gomes, no norte do Estado, foi emancipado em 1963. A origem de seu nome é controversa, indo de lendas inspiradas na mitologia grega à pessoa de Pedro Gomes, que acredita-se que viveu na região. A economia do município é a agropecuária.

Jateí, no sul do Estado, foi emancipado também em 1963. O nome do município é uma variação de jataí, uma espécie de abelha silvestre. A agricultura e a pecuária movem a economia da cidade.

A Festa da Fogueira, que acontece sempre em 29 de junho, promove a queima da maior fogueira do Brasil, segundo o RankBrasil. Jateí tem uma réplica do Cristo Redentor, conhecido por Cristo de Jateí. Além disso, há também um monumento às abelhas, que dão nome à cidade, e o busto de uma das fundadoras.

Nos siga no Google Notícias