ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 29º

Interior

Reinaldo e ministro inauguram internet e assinam convênio de R$ 2 milhões

Priscilla Peres e Luana Rodrigues | 07/04/2016 11:56
Autoridades se reuniram hoje em Bonito para o lançamento da internet. (Foto: Luana Rodrigues)
Autoridades se reuniram hoje em Bonito para o lançamento da internet. (Foto: Luana Rodrigues)

O ministro das Comunicações, André Figueiredo, e o governador de Mato Grosso do Sul, Reinaldo Azambuja (PSDB), fizeram nesta quinta-feira (7) o lançamento oficial da rede de internet 3G em Bonito, distante 257 km de Campo Grande, um dos principais destinos brasileiros do ecoturismo. A operadora Claro começou a oferecer o serviço no mês passado, após vários pedidos e negociações com o governo e União.

A falta de internet do município é um problema antigo, que atinge tanto o turismo quanto a população. No fim do ano passado, o governador se reuniu com o ministro para pedir agilidade na implantação do serviço por lá. A situação se concretizou em março deste ano e a previsão é de que as outras três operadoras ofereçam o serviço nos próximos meses.

"Era inconcebível Bonito ainda não ter internet e por isso se tornou uma prioridade. Isso é uma conquista da população, que vai trazer evolução para a cidade, tanto para os moradores quanto para o turismo", ressaltou o governador durante o evento.

O ministro André Figueiredo disse que hoje é um dia "totalmente especial". "Bonito é uma das cidades turísticas mais importantes do país, que recebe de 200 a 300 mil turistas por ano e que precisava dessa infraestrutura tecnológica para oferecer qualidade de serviço para eles", disse.

Ele explicou ainda que esse processo faz parte de um programa federal chamado Brasil Inteligente, que quer levar internet para pelo menos 70% das cidades do país até 2020, começando pelas 128 mil escolas públicas que tem o pior índice de desempenho, com o objetivo de reduzir as desigualdades e democratizar o acesso ao conhecimento.

Para o prefeito do município Leonel Lemos de Souza Brito (PT do B) a internet vai agregar uma melhoria da qualidade do serviço prestado ao turista. "Já estamos consolidados como destino turístico, já somos reconhecidos, mas precisamos melhorar o serviço e é isso que o sinal traz".

Cidades Digitais - Durante o evento foi assinado convênio de R$ 2,2 milhões para o programa Cidades Digitais, que visa levar internet de qualidade para municípios do país. A implantação dessa fase vai beneficiar Bonito, Nova Andradina e Nova Alvorada do Sul.

Em Mato Grosso do Sul, o programa já contemplou Aquidauana, Sidrolândia e Terenos. O programa oferta ainda pontos de acesso à internet para uso livre e gratuito em espaços públicos de grande circulação, como praças, parques e rodoviárias.

Nos siga no Google Notícias