ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, SEXTA  29    CAMPO GRANDE 27º

Interior

Rejeitada por ser gay, vítima pode ter ateado fogo que matou seis pessoas

Viviane Oliveira e Caroline Maldonado | 09/05/2014 12:38
Conveniência ficou destruída. (Foto: Marizete Espíndola)
Conveniência ficou destruída. (Foto: Marizete Espíndola)

Uma semana após o incêndio que destruiu uma conveniência e matou seis pessoas em Coronel Sapucaia, a 400 quilômetros de Campo Grande, a Polícia Civil tem mais uma linha de investigação, que reforça a tese de que o fogo tenha sido provocado, ou seja, tenha ocorrido um crime. A suspeita recai sobre uma das vítimas, um jovem de 22 anos, que, segundo as investigações, não se dava bem com a família e já havia tentado suicídio.

Em depoimento, o único sobrevivente da tragédia, o mecânico Edson da Silva, 34 anos, levantou suspeita contra o cunhado Alejandro dos Santos, 22. O fogo destruiu o estabelecimento e matou a proprietária, Rosângela dos Santos, 50 anos, e os dois filhos dela, Alejandro, e Vanusa dos Santos, 26 anos, que era esposa de Edson. Também morreram os filhos de Vanusa: Thiago, 10, Sabrina, 4, e Stefani, 10 meses. Os dois menores eram filhos do mecânico.

Edson disse, durante depoimento na quarta-feira (7), que na hora do incêndio, uma colega de Alejandro estava vendo o fogo e ligou no celular do rapaz. Segundo o que revelou Edson, Alejandro atendeu ao telefone, mas não falou nada e muito menos pediu socorro. Essa colega será ouvida pela Polícia Civil.

Segundo Edson, Alejando não se dava bem com a família, nem mesmo com a mãe Rosângela. Outra coisa que chamou atenção de Edson foi que o corpo de Rosângela estava no quarto de Alejandro, junto com o dele. Os outros corpos estavam no banheiro da casa.

De acordo com Edson, o que provocou estranheza é o fato de que Rosângela nunca entrava no quarto do filho, porque eles não se davam bem. “Ele era homossexual e a mãe nunca aceitou, por isso o tratava mal e não comprava nada para ele. Ela tinha vergonha do filho”, diz. O rapaz não trabalhava, parou de estudar no ensino fundamental, não tinha amigos e ficava trancado no quarto.

Seis pessoas morreram no incêndio, que aconteceu na última sexta-feira (2). (Foto: Marizete Spindola)
Seis pessoas morreram no incêndio, que aconteceu na última sexta-feira (2). (Foto: Marizete Spindola)

Edson disse que Alejandro já tentou se matar cortando os pulsos e um dia antes do incêndio viu uma mensagem escrita por ele dizendo: Vocês me odeiam, eu só lamento! “A família inteira tinha preconceito com ele”, diz. A Polícia vai investigar se existe de fato essa mensagem e onde ela foi deixada.

O mecânico, único que sobreviveu à tragédia por não estar em casa, diz que, agora, vive "um pesadelo". Ele afirma que está jurado de morte e não pode mais sair de casa. “As pessoas estão achando que fui eu que causei a tragédia”, lamenta.

O delegado responsável pelo caso, Leandro Costa de Lacerda Azevedo, confirmou o depoimento de Edson e disse que vai ouvir na tarde de hoje um amigo de Alejandro. “É uma linha de investigação válida. Vamos ouvi-lo para saber como era o relacionamento do rapaz com a família”, explica.

A Polícia agora aguarda o laudo técnico que deve apontar se o incêndio foi criminoso, a rota de fuga e onde começou o fogo. “Antes de a Polícia chegar muita gente entrou no local, descaracterizando assim, vestígios importantes para o trabalho da perícia”. O delegado ouviu até agora 14 testemunhas, entre familiares e amigos.

Lei do silêncio - Segundo o delegado, impera a lei do silêncio no município pelo fato da região ser conhecida pela violência. “Alguns depoimentos são informais, eles evitam a falar sobre qualquer coisa que pode ter relação com crime”, diz.

Quanto a Edson, o delegado afirma que não existe nenhuma evidência contra ele. “Quando acontece uma situação com essa de grande comoção, as pessoas têm necessidade de culpar alguém”, diz o delegado.

Nos siga no Google Notícias