ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 19º

Interior

Rio Verde comemora 59 anos neste domingo

Gabriel Neris | 16/12/2012 08:06
Beleza natural do município de Rio Verde de MT, que completa hoje 59 anos de fundação (Foto: Divulgação)
Beleza natural do município de Rio Verde de MT, que completa hoje 59 anos de fundação (Foto: Divulgação)

Moradores de Rio Verde de Mato Grosso, localizado a 207 km de Campo Grande, comemoram neste domingo (16) o aniversário de 59 anos do município. Atualmente, a cidade conta com 19.216 habitantes, de acordo com o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).

Foram os índios caiapós os primeiros habitantes das terras de Rio Verde. No século XVII, surgiram os bandeirantes que adentraram entre Rio Pardo e Ribeirão Camapuã, em busca das terras caiapós.

Com o estabelecimento de Domingos Gomes Belliago, em 1729, à margem direita do Taquari, a região passou a ser devastada com frequência, o que determinou o afastamento dos habitantes primitivos. Em 1885, se instalou Américo de Souza Brito, que adquirira extensa faixa de terra situada à margem direita do Rio Verde.

A chegada de novos imigrantes e suas famílias houve abertura de novas fazendas de gado e de agricultura de subsistência, tendo início à constituição do novo núcleo humano que hoje se constituiu Rio Verde de Mato Grosso.

Em 1931, foi criado o Distrito de Paz de Rio Verde. A localidade passou a se chamar Coronel Galvão, em 1943, e elevada à categoria de município com a denominação de Rio Verde de Mato Grosso, pela Lei Estadual nº 707, de 16 de dezembro de 1953, desmembrando de Coxim.

O termo Mato Grosso foi acrescido por força da legislação que rege o assunto e para evitar confusão com o município de Rio Verde, no Estado de Goiás.

Nos siga no Google Notícias