ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 19º

Interior

Rochedo completa 64 anos de emancipação nesta sexta

Adriel Mattos | 23/11/2012 08:21
Rio Aquidauana, que corta a cidade de Rochedo. (Foto: Divulgação)
Rio Aquidauana, que corta a cidade de Rochedo. (Foto: Divulgação)

O município de Rochedo, a 64 quilômetros de Campo Grande, completa hoje 64 anos de emancipação. Com uma população de 4,9 mil habitantes, de acordo com dados de 2010 do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), a economia da cidade é movida pela pecuária.

O povoamentocomeçou em 1931, quando chegou à região do atual município de Rochedo uma leva de nordestinos, especialmente pernambucanos, alagoanos e baianos. Eles acamparam na margem direita do rio Aquidauana, com o objetivo de encontrar diamantes no rio. Depois de tanto explorar, finalmente encontraram ricas jazidas da pedra preciosa.

A notícia da descoberta de jazidas de diamantes no povoado trouxe mais gente à região. Depois que os diamantes acabaram, muitas pessoas deixaram a região; poucas ficaram por ali.

Rochedo tem esse nome devido ao leito rochoso do rio Aquidauana e por um sentimento de valorização dos minérios para os garimpeiros da época. A emancipação veio exatamente há 64 anos, pela Lei nº 204, de 23 de novembro de 1948.

Nos siga no Google Notícias