ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 31º

Interior

Rota do Desenvolvimento terá palestra para incentivar cadastro ambiental

Caroline Maldonado | 16/09/2015 08:05
Primeira etapa de Rota do Desenvolvimento aconteceu em julho, no município de Nova Andradina (Foto: Divulgação)
Primeira etapa de Rota do Desenvolvimento aconteceu em julho, no município de Nova Andradina (Foto: Divulgação)

Para esclarecer dúvidas e incentivar produtores a realizar o CAR (Cadastro Ambiental Rural), o Imasul (Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul) mantém atendimento durante a Rota do Desenvolvimento, evento voltado para empreendedores, que acontece até sexta-feira (18), em Coxim, a 260 quilômetros de Campo Grande.

Amanhã (17), às 17h, o órgão dará palestra sobre o assunto. Os produtores deveriam fazer o CAR até cinco de maio deste ano, mas o prazo foi adiado por mais um ano. A estimativa é cadastrar 64.864 propriedades, que totalizam 30.274.975 hectares, em Mato Grosso do Sul. Até fevereiro desde ano, mais de 90% dos proprietários não haviam realizado o cadastro, conforme o SFB (Serviço Florestal Brasileiro).

Segundo o diretor de licenciamento ambiental do Imasul, Ricardo Éboli, o desenvolvimento da região norte de MS depende da redução dos impactos ambientais causados nos recursos hídricos no planalto, que poderão ser monitorados com o cadastro. “A regularização desses imóveis rurais propiciará a diminuição dos processos erosivos nos pequenos cursos d’água formadores da bacia do Rio Taquari. Teremos, pela primeira vez, a identificação de cada uma das propriedades de onde estão os problemas principais de assoreamento destes pequenos cursos d’água” diz Ricardo.

Os imóveis rurais que têm seus passivos ambientais regularizados estarão na frente em termos de competitividade no mercado do setor, de acordo com o diretor. “Através do licenciamento ambiental, o Imasul vem estimular um novo modelo de desenvolvimento sustentável para a região Norte. Estamos buscando uma integração com os setores produtivos locais de qualquer magnitude de investimento para mostrar que o Imasul prioriza também os pequenos investidores dessa região tão importante para o Estado”, destaca.

A Rota do Desenvolvimento tem 200 atividades voltadas para empresários e àqueles que querem se tornar empreendedores. Até sexta-feira (18) haverá palestras, debates e workshops, na sede do Sebrae, na Avenida Salgado Filho, nº 105, Centro. Esta é a segunda etapa do evento, a primeira foi em Nova Andradina, entre 21 e 23 de julho. A terceira está prevista para Dourados, de 22 a 25 de outubro e, por fim, a caravana chega a Três Lagoas, entre 17 e 19 de novembro. Mais informações pode ser obtidas pelo 0800 570 0800. A programação está disponível no site www.rotadodesenvolvimentoms.com.br.

Nos siga no Google Notícias