ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, TERÇA  16    CAMPO GRANDE 23º

Interior

Samu recebe 3 vezes mais trotes que atendimentos, em Dourados

Paula Vitorino | 17/08/2011 11:16

Projeto Samuzinho quer reverter estatística com prevenção nas escolas

Projeto Samuzinho ensina importância do serviço nas escolas de Dourados.
Projeto Samuzinho ensina importância do serviço nas escolas de Dourados.

O Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) de Dourados registrou três vezes mais ligações de trotes em relação ao número de atendimentos no primeiro semestre de 2011. Enquanto o serviço realizou um total de 4.192 atendimentos a pacientes, foram 12.678 trotes no mesmo período.

De acordo com o Samu, ainda foram prestadas 1.515 informações e 1.486 orientações no semestre passado.

O alto índice de trotes preocupa a Secretaria Municipal de Saúde em Dourados, que considera o número exorbitante. Por conta disso, está em execução em 10 escolas o Projeto Samuzinho, desenvolvido com o objetivo de conscientizar os jovens e crianças sobre a importância do serviço do Samu.

A iniciativa pretende levar o projeto para todas as escolas do ensino fundamental, tendo em vista a necessidade de promover esse tipo de orientação.

Serviço - Entre as ocorrências atendidas, a maioria são as urgências clínicas, como parada cardiorrespiratória e convulsões.

Foram 876 acidentes automobilísticos, 104 agressões, 188 intoxicações e várias outras incluindo ferimento por arma branca, ferimento por arma de fogo, queimaduras, tentativa de suicídio, trauma por animal, acidente esportivo e acidentes de trabalho.

O Samu faz parte da Política Nacional de Urgências e Emergências desde 2003. Este serviço participa na organização da assistência na Rede Pública prestando Socorro à população em casos de emergência.

O Samu funciona 24 horas por dia com equipe multidisciplinar e o papel deste serviço é regular o atendimento de urgência e emergência com parceria dos demais órgãos de segurança pública.

Nos siga no Google Notícias