ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUARTA  24    CAMPO GRANDE 22º

Interior

Cidade não registra homicídio há um ano e Polícia atribui à prevenção

Danúbia Burema | 25/01/2011 18:17

São Gabriel do Oeste zerou número de assassinatos em 2010

Com pouco mais de 22 mil habitantes, São Gabriel do Oeste, município que fica a 141 quilômetros de Campo Grande, não registra nenhum homicídio desde o dia 28 de novembro de 2009. A informação consta no registro da Polícia Civil. A cidade que não teve nenhum assassinato nos últimos 14 meses, havia registrado dez casos nos dois anos anteriores. Para a Polícia, esse resultado é decorrente do trabalho preventivo de combate ao tráfico de drogas.

Operações contra o tráfico são apontadas como fator que ajudou a reduzir casos de homicídio. (Foto: Divulgação Polícia Civil)
Operações contra o tráfico são apontadas como fator que ajudou a reduzir casos de homicídio. (Foto: Divulgação Polícia Civil)

O delegado titular de São Gabriel, Gustavo Ferraris, lembra que assumiu a delegacia em 2007 e no ano seguinte identificou que 80% dos homicídios eram relacionados ao tráfico de entorpecentes.

Foi aí que teve início o trabalho que resultou na diminuição dos assassinatos. No ano passado, a equipe de Ferraris fechou 15 bocas-de-fumo e prendeu 32 pessoas por tráfico.

“Eu entendo que a redução dos homicídios é fruto de um árduo trabalho de combate ao tráfico de drogas, crimes contra o patrimônio cometidos com violência ou grave ameaça à pessoa (roubo) e apreensão de armas de fogo”, define o delegado, que atribui os resultados à ação conjunta das Polícias Civil, Militar, Ministério Público e Judiciário do município.

Por conta da ação de combate ao tráfico, a cidade foi a única que não precisou de reforço da Denar (Delegacia Especializada de Repressão ao Narcotráfico) durante a Operação Tic-Tac deflagrada no ano passado, lembra o delegado.

Isso porque a equipe local já investigava Eliel da Costa Soares e Luciana Lima Peralta, que tiveram mandados de prisão por tráfico expedidos durante a operação. Conforme a Polícia, eles foram, inclusive, presos em flagrante, porque já vinham sendo monitorados. Eliel era apontado como integrante do PCC (Primeiro Comando da Capital).

População diz se sentir segura para fazer denúncias, pois sabe que serão checadas. (Foto: Divulgação Polícia Civil)
População diz se sentir segura para fazer denúncias, pois sabe que serão checadas. (Foto: Divulgação Polícia Civil)

Investigações – Conforme os registros da Polícia Civil, em 2010 foram registrados na cidade 1.213 boletins de ocorrência, sendo 333 de extravio.

Dos 880 restantes, 268 geraram inquéritos policiais; 314 Termos Circunstanciados de Ocorrência; e 77 Autos de Apuração de Ato Infracional, quando os crimes eram cometidos por adolescentes.

Segundo o delegado, 75% dos crimes cometidos no ano passado tiveram autoria esclarecida, número correspondente a 659 BOs. O restante das ocorrências ainda está em fase de investigação.

Ferrari explica que os pequenos crimes e contravenções, que “fazem com que a marginalidade sinta-se à vontade no município”, são rapidamente solucionados e isso “tira a sensação de impunidade”.

População – Natura de São Gabriel, a recepcionista Fernanda Cardoso, de 25 anos, afirma que as rondas e operações policiais na cidade são constantes. Para ela, esse trabalho aliado ao combate ao tráfico é o responsável pela diminuição nos assassinatos. “Eles (policiais) estão prevenindo”, resume.

A jovem detalha que os moradores não têm receio de denunciar os crimes. “Se denuncia, eles vão atrás, procuram investigar”, garante.

Até o agente funerário elogia o trabalho da Polícia e credita a redução nas mortes às ações preventivas. “Não teve nenhum homicídio porque é feita bastante ação da Polícia para amenizar esse problema”, relata.

Questionado se isso não prejudica os negócios, ele é rápido ao dizer que prefere assim. “A gente vê pelo bem geral da população”, conclui.

Nos siga no Google Notícias