A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Segunda-feira, 05 de Dezembro de 2016

25/01/2011 18:17

Cidade não registra homicídio há um ano e Polícia atribui à prevenção

Danúbia Burema

São Gabriel do Oeste zerou número de assassinatos em 2010

Com pouco mais de 22 mil habitantes, São Gabriel do Oeste, município que fica a 141 quilômetros de Campo Grande, não registra nenhum homicídio desde o dia 28 de novembro de 2009. A informação consta no registro da Polícia Civil. A cidade que não teve nenhum assassinato nos últimos 14 meses, havia registrado dez casos nos dois anos anteriores. Para a Polícia, esse resultado é decorrente do trabalho preventivo de combate ao tráfico de drogas.

Operações contra o tráfico são apontadas como fator que ajudou a reduzir casos de homicídio. (Foto: Divulgação Polícia Civil)Operações contra o tráfico são apontadas como fator que ajudou a reduzir casos de homicídio. (Foto: Divulgação Polícia Civil)

O delegado titular de São Gabriel, Gustavo Ferraris, lembra que assumiu a delegacia em 2007 e no ano seguinte identificou que 80% dos homicídios eram relacionados ao tráfico de entorpecentes.

Foi aí que teve início o trabalho que resultou na diminuição dos assassinatos. No ano passado, a equipe de Ferraris fechou 15 bocas-de-fumo e prendeu 32 pessoas por tráfico.

“Eu entendo que a redução dos homicídios é fruto de um árduo trabalho de combate ao tráfico de drogas, crimes contra o patrimônio cometidos com violência ou grave ameaça à pessoa (roubo) e apreensão de armas de fogo”, define o delegado, que atribui os resultados à ação conjunta das Polícias Civil, Militar, Ministério Público e Judiciário do município.

Por conta da ação de combate ao tráfico, a cidade foi a única que não precisou de reforço da Denar (Delegacia Especializada de Repressão ao Narcotráfico) durante a Operação Tic-Tac deflagrada no ano passado, lembra o delegado.

Isso porque a equipe local já investigava Eliel da Costa Soares e Luciana Lima Peralta, que tiveram mandados de prisão por tráfico expedidos durante a operação. Conforme a Polícia, eles foram, inclusive, presos em flagrante, porque já vinham sendo monitorados. Eliel era apontado como integrante do PCC (Primeiro Comando da Capital).

População diz se sentir segura para fazer denúncias, pois sabe que serão checadas. (Foto: Divulgação Polícia Civil)População diz se sentir segura para fazer denúncias, pois sabe que serão checadas. (Foto: Divulgação Polícia Civil)

Investigações – Conforme os registros da Polícia Civil, em 2010 foram registrados na cidade 1.213 boletins de ocorrência, sendo 333 de extravio.

Dos 880 restantes, 268 geraram inquéritos policiais; 314 Termos Circunstanciados de Ocorrência; e 77 Autos de Apuração de Ato Infracional, quando os crimes eram cometidos por adolescentes.

Segundo o delegado, 75% dos crimes cometidos no ano passado tiveram autoria esclarecida, número correspondente a 659 BOs. O restante das ocorrências ainda está em fase de investigação.

Ferrari explica que os pequenos crimes e contravenções, que “fazem com que a marginalidade sinta-se à vontade no município”, são rapidamente solucionados e isso “tira a sensação de impunidade”.

População – Natura de São Gabriel, a recepcionista Fernanda Cardoso, de 25 anos, afirma que as rondas e operações policiais na cidade são constantes. Para ela, esse trabalho aliado ao combate ao tráfico é o responsável pela diminuição nos assassinatos. “Eles (policiais) estão prevenindo”, resume.

A jovem detalha que os moradores não têm receio de denunciar os crimes. “Se denuncia, eles vão atrás, procuram investigar”, garante.

Até o agente funerário elogia o trabalho da Polícia e credita a redução nas mortes às ações preventivas. “Não teve nenhum homicídio porque é feita bastante ação da Polícia para amenizar esse problema”, relata.

Questionado se isso não prejudica os negócios, ele é rápido ao dizer que prefere assim. “A gente vê pelo bem geral da população”, conclui.

Boliviana indiciada após tragédia com voo da Chape pede refúgio em MS
A boliviana Celia Castedo Monasterio, indiciada pelo Ministério Público de seu país por ter autorizado o plano de voo da Chapecoense, com saída em Sa...
Hospital Universitário de Dourados alerta para golpe do falso médico
Falso médico estaria agindo em nome do HU-UFGD (Hospital Universitário da Universidade Federal da Grande Dourados) e nesta segunda-feira entrou em co...



Eu parabenizo toda equipe de São Gabriel por combater o tráfico, pq o principal motivo de crimes roubos e destruição de famílias estão relacionados as drogas. Por isso estou aqui p/ dar os parabens ao sr. delegado e toda sua euipe, pq se todos fizessem assim, nós teriamos menos criminalidades no Brasil. Parabens e que Deus abençoe todos vocês por esse trabalho.
 
ELIANE BOGARIM GONÇALVES DAIGE em 26/01/2011 10:42:30
A POLICIA MILITAR E A POLICIA CIVIL ESTAO FAZENDO UM TRABALHO EXCELENTE AQUI EM SÃO GABRIEL DO OESTE, ESTAO DE PARABENS MESMO.
 
MARIANA SALOMAO SIMOES em 26/01/2011 10:26:20
A unificação do trabalhoda polícia é muito importante para o município..Não resido em São Gabriel do Oeste mas já fixei residência aí no período de 1991 a 1994 e visito constantemente a cidade....Com certeza as denúncias da população é muito importante para os trabalhos da polícia. Outra coisa que é favorável é o trabalho em conjunto de policias militar, civil, promotoria, defensoria, juízes,ministério público en fim, trabalhando sem conflito de egos.... um auxiliando o outro a completar seu trabalho de maneira justa.Parabéns São Gabriel - cidade do coração......
 
elaine luzio fernandes em 26/01/2011 09:18:33
Em nome de toda a minha equipe, eu gostaria de parabenizar pela matéria e mais do que isso, deixar claro que nada disso se concretizaria sem o apoio da Polícia Militar do município, ou seja, sem que Polícia Militar e Polícia Civil agissem juntas, atuando com afinco no combate aos crimes de maior repercussão, sem deixar de lado infrações de menor potencial ofensivo e contravenções.
Deixo aqui os meus parabéns ao Tenente Reinaldo Ferreira dos Santos, comandante da Polícia Militar de São Gabriel do Oeste, que desde que chegou no município estreitou os vínculos entre as duas polícias e se esmera no trabalho de Polícia Comunitária e no policiamento preventivo/ostensivo, dando espaço para que possamos atuar com mais afinco em nossas investigações, em especial de tráfico de drogas.
Meus agradecimentos ao Ministério Público Estadual, através do Dr. Alexandre Magno Benites de Lacerda, que confia e auxilia em muito o trabalho das polícias, bem como ao Dr. Atílio Cesar de Oliveira Junior, Juiz de Direito, que tal qual nosso promotor, está sempre ao nosso lado, atendendo prontamente tanto a Polícia Militar, quanto Polícia Civil do município.
Por fim, não podemos nos esquecer da imprensa, que divulga o resultado dos trabalhos desenvolvidos, bem como todas as prisões feitas pela Polícia Militar, Polícia Civil, Polícia Militar Ambiental e Polícia Rodoviária Federal de São Gabriel do Oeste e, especialmente à população, que, cada dia mais vê que a Polícia está aqui para Servir e Proteger e que podem confiar em nós, que não ficarão desamparados.
 
Gustavo Ferraris em 26/01/2011 07:57:43
Parabéns a todos, exemplo a ser seguido em outros municípios, onde, as policias ficam se alfinetando, falando que uma é melhor que a outra e tambem, as autoridades judiciarias.
 
jose carlos em 26/01/2011 07:08:57
ESTÃO DE PARABÉNS TODA A POPULAÇÃO DE SÃO GABRIEL DO OESTE E EM ESPECIAL TODO O SISTEMA DE DEFESA SOCIAL, FICANDO CLARO DE QUE A UNIÃO DE ESFORÇOS DAS INSTITUIÇÕES DE DEFESA SOCIAL REDUNDARAM NESTE FATOR ALTAMENTE POSITIVO QUE É A PRESERVAÇÃO DA VIDA. MEUS AGRADECIMENTOS E HOMENAGENS AOS NOSSOS POLICIAIS MILITARES, CIVIS E RODOVIARIOS FEDERAIS QUE DIUTURNAMENTE CUMPRIRAM A MISSÃO DE DEFENDER A SOCIEDADE. MINHAS HOMENAGENS E AGRADECIMENTOS AO NOSSO JUIZ DE DIREITO DR. ATILIO, AO NOSSO PROMOTOR DE JUSTIÇA DR. ALEXANDRE E AO NOSSO DELEGADO DE POLICIA CIVIL DR. GUSTAVO QUE SEMPRE ESTIVERAM CONOSCO SOMANDO ESFORÇOS NA BUSCA DA PAZ SOCIAL. SÃO GABRIEL DO OESTE-MS É UM MUNICIPIO COM SUCESSO GARANTIDO.
 
Reinaldo Ferreira dos Santos - Ten PM - Comandante da Policia Militar - São Gabriel do Oeste-MS em 26/01/2011 01:00:32
EM OBSERVAÇAO... O AGENTE FUNERARIO SUPRA CITADO FOI ROGERIO RIBEIRO PIRES DA FUNERARIA NOSSA SENHORA APARECIDA LIGADA A PAX PRIMAVERA DO GRUPO UEMURA....QUE REALMENTE TEM RAZÃO,NOSSA POLÍCIA ESTÁ DE PARABÉNS.
 
João pereira em 25/01/2011 06:43:19
imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions