ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, QUINTA  28    CAMPO GRANDE 26º

Interior

Saúde oferece vacinação contra HPV a meninas de nove e 11 anos

Flávia Lima | 02/03/2015 12:55
Vacinação em Paranaíba começa na próxima semana. (Foto:Divulgação)
Vacinação em Paranaíba começa na próxima semana. (Foto:Divulgação)

A secretaria de Saúde de Paranaíba, realizará este mês, a imunização de meninas entre nove e 11 anos de idade contra o HPV (papilomavírus humano) nas escolas do município, a partir do dia dez. A ação se estenderá até o próximo dia 13, sexta-feira.

A imunização será realizada pelas enfermeiras das unidades de saúde, que passarão nas escolas com as autorizações que devem ser assinadas pelos pais. As crianças que não puderem ser imunizadas nesse período devem ser levadas à Unidade Básica de Saúde da Família mais próxima de casa para que receba a vacina.

A enfermeira Carla Patrícia Eugênio, coordenadora de imunização e hanseníase, informou que este ano houve uma alteração da faixa etária para meninas que tenham entre 9 e 11 anos, para serem imunizadas, diferente do ano passado que foram vacinadas garotas de 11 a 13 anos. “A mudança se deve ao fato de que na nova faixa de idade as meninas não tiveram contato com o vírus e estão em fase de fortalecimento do sistema imunológico” disse Carla.

Ela chamou a atenção para a conscientização dos pais, para autorizarem as filhas a tomarem a vacina. “A gente pede para as mães estarem se conscientizando da importância dessa vacina. É uma vacina que tem um custo muito alto, se você for pagar em uma clinica particular, ela custa em média R$ 400,00 cada dose”, disse.

Carla salientou também que a vacina, além de ter um alto custo, pode evitar problemas futuros como o câncer. “O HPV pode vir a se tornar futuramente um nódulo cancerígeno que pode atacar o colo do útero”, alertou.

HPV

É a sigla em inglês para papilomavírus humano. Os HPV são vírus capazes de infectar a pele ou as mucosas. Existem mais de 100 tipos diferentes de HPV, sendo que cerca de 40 tipos podem infectar o trato ano-genital.

A infecção pelo HPV é muito frequente, mas transitória, regredido espontaneamente na maioria das vezes. No pequeno número de casos nos quais a infecção persiste, ela é causada por um tipo viral oncogênico (com potencial para causar câncer), onde pode ocorrer o desenvolvimento de lesões precursoras, que se não forem identificadas e tratadas podem progredir para o câncer, principalmente no colo do útero, mas também na vagina, vulva, ânus, pênis, orofaringe e boca.

Pelo menos 13 tipos de HPV são considerados oncogênicos, apresentando maior risco ou probabilidade de provocar infecções persistentes e estar associados a lesões precursoras. Dentre os HPV de alto risco oncogênico, os tipos 16 e 18 estão presentes em 70% dos casos de câncer do colo do útero.

Já os HPV 6 e 11, encontrados em 90% dos condilomas genitais e papilomas laríngeos, são considerados não oncogênicos.

Nos siga no Google Notícias