ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, QUINTA  28    CAMPO GRANDE 22º

Interior

Secretaria de Saúde trata morte por meningite como caso isolado

Aline dos Santos | 17/01/2013 10:56

A morte de uma criança por meningite bacteriana é tratada pela SES (Secretaria Estadual de Saúde) como caso isolado. O menino de 4 anos morava em Nova Andradina e começou a passar mal na noite do último domingo. Diante da rápida evolução dos sintomas, foi transferido para Dourados, onde morreu na segunda-feira.

Conforme a assessoria de imprensa da SES, a vacina contra a doença faz parte do calendário de vacinação. A secretaria aguarda envio de documentos para saber se o menino, que completaria cincos anos em fevereiro, foi imunizado. Familiares da criança receberam medicação específica.

A quimioprofilaxia foi para três crianças, a mãe e a avó da vítima. Eles não apresentavam sintomas. Segundo a secretaria, em 2012, não houve registro da doença no Estado. Por enquanto, foi descartada vacinação emergencial.

As medidas só sofrerão alteração se houver novos casos. De acordo com a enfermeira da Vigilância Epidemiológica de Nova Andradina, Ingrid Bumbieris Travaim, exame laboratorial confirmou meningite bacteriana. Novo procedimento vai identificar o tipo de bactéria.

A transmissão é por via respiratória. Meninges são membranas que envolvem o encéfalo e a medula espinhal que corre por dentro da coluna vertebral. Quando uma bactéria ou vírus, por alguma razão, consegue vencer as defesas e aninhar-se nas meninges, elas se inflamam, podem produzir pus e a infecção se espalha por todo o sistema nervoso central.

Os sintomas são febre alta, mal-estar, vômitos, dor forte de cabeça e no pescoço, dificuldade para encostar o queixo no peito e, às vezes, manchas vermelhas espalhadas pelo corpo.

Nos siga no Google Notícias