ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, TERÇA  23    CAMPO GRANDE 32º

Interior

Secretário diz que saúde acolhe metade dos pacientes de MS e pede mais recurso

Helio de Freitas, de Dourados | 08/05/2015 09:08
O secretário Sebastião Nogueira cobrou maior participação do Estado e da União no custeio da saúde pública (Foto: Divulgação/Chico Leite)
O secretário Sebastião Nogueira cobrou maior participação do Estado e da União no custeio da saúde pública (Foto: Divulgação/Chico Leite)

O secretário de Saúde de Dourados, a 233 km de Campo Grande, Sebastião Nogueira, disse ontem que a segunda maior cidade de Mato Grosso do Sul acolhe pacientes de quase a metade dos municípios do Estado.

Ao discursar na conferência municipal de saúde, na Câmara de Vereadores, Nogueira afirmou que o atendimento de saúde melhorou nos últimos tempos em decorrência dos investimentos feitos pela atual administração, mas cobrou mais recursos do Estado e da União para ampliar os serviços a pacientes da macrorregião.

Citando as melhorias após a prefeitura assumir a administração do Hospital da Vida e ativar a UPA (Unidade de Pronto Atendimento) 24 horas, Sebastião Nogueira disse que para chegar ao ideal não basta apenas o enfrentamento, mas sim mais recursos repassados por parte do governo do Estado e da União. Ele aponta como maior entrave é o subfinanciamento da saúde pública.

Sebastião Nogueira afirmou que dos R$ 14 milhões recebidos mensalmente pela Secretaria de Saúde de Dourados, 50% são repassados pela União, 42% pelo município e 8% pelo governo do Estado. Segundo ele, o montante repassado pela prefeitura corresponde a 24% do orçamento do município – nove pontos percentuais acima do índice estabelecido em lei, que é de 15%. O Estado é obrigado a investir 12% de seus recursos em saúde pública. A União não tem teto estabelecido.

“A União que é o principal financiador da saúde pública não tem um índice definido e nós ficamos sujeitos a variações políticas nacionais, e a saúde é invariavelmente a primeira a ser prejudicada”, disse Sebastião Nogueira.

Tabela desatualizada – Os repasses são feitos por pessoa conforme o tamanho da população atendida, usando como base a tabela do SUS (Sistema Único de Saúde), há mais de uma década.

“Há 12 anos ou mais o SUS não tem um reajuste de sua tabela. Como podemos aceitar uma situação como essa, já que a nossa população a cada dia aumenta, a tecnologia da medicina é cada vez mais ampliada e esses valores não são repassados ao SUS? Falar hoje em tabela SUS é uma hipocrisia”, afirmou Sebastião Nogueira.

Estado – Em relação ao governo do Estado, Sebastião Nogueira disse que a luta do município é para um aporte maior de recursos para a saúde pública de Dourados. Segundo ele, a cobrança já vem sendo feita pelo prefeito Murilo Zauith( PSB), pelos deputados estaduais e vereadores.

Atualmente está em andamento um projeto conjunto entre município e Estado para a abertura do antigo Hospital São Luiz, para fazer cirurgias eletivas. Ainda não foi definida a data para o início dos procedimentos.

“O governo está deixando metade do Estado dependente da saúde de Dourados e a sobrecarga está muito grande”, afirmou a presidente do Conselho Municipal de Saúde, Berenice de Oliveira Machado.

Dourados é referência para atendimento de quase a metade dos municípios do Estado. A macrorregião é formada por 33 das 79 cidades sul-mato-grossenses, com população estimada de 800 mil habitantes.

Nos siga no Google Notícias