ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 27º

Interior

Segunda maior cidade de MS recebeu mais de 100 mil turistas em 2015

Priscilla Peres | 13/01/2016 13:58
Quantidade de passageiros em 2015 caiu 5% em relação a 2014. (Foto: Arquivo/Prefeitura)
Quantidade de passageiros em 2015 caiu 5% em relação a 2014. (Foto: Arquivo/Prefeitura)

Mais de 100 mil pessoas passaram pelo aeroporto Francisco de Matos Pereira, em Dourados - distante 233 km de Campo Grande, no ano passado. Durante 2015 foram 51.254 embarques e 49.539 desembarques, sendo outubro o mês de maior movimento.

Apesar do número alto de passageiros o volume é 5,6% menor do que os 106.469 passageiros de 2014, devido principalmente ao remanejamento de voos das principais companhias que operam no aeroporto, como a Passaredo.
Enquanto outubro foi o mês de maior procura, janeiro foi o pior. Isto por que a Azul, remaneja aeronaves para atender a demanda turística de verão. Neste mês de janeiro, por exemplo, a cidade está contanto com apenas um voo diário da Azul para São Paulo.

Em Dourados a Azul opera voos para São Paulo (Campinas), com conexão para outros 100 destinos no Brasil e no exterior. A Passaredo opera voos para São Paulo (Guarulhos), com conexão para oito destinos e ainda code-share com a TAM para outras dezenas de cidades. Além disso, opera no aeroporto a aviação geral, que são aeronaves de executivos, e as escolas de aviação.

Na segunda principal cidade do estado, é grande a procura por voos para as principais cidades do país e devido a isso, a prefeitura tenta viabilizar recursos para ampliar o aeroporto, permitindo operação de companhias como TAM, Gol e Oceanair. Esse trabalho para conseguir os recursos federais acontece desde 2011.

Atualmente, operam em Dourados aeronaves com capacidade máxima de 70 passageiros. A demanda das agências de turismo, por exemplo, é atendida na maioria pelo aeroporto de Campo Grande.

Tramita no governo federal um projeto desde 2012, incluindo no Programa de Aviação Regional, para ampliar a capacidade de operação para aeronaves de até 168 passageiros. A nova estrutura comportaria aviões das demais companhias.

A Prefeitura e o Governo do Estado trabalham neste início deste ano para atender detalhes requeridos pela empresa que faz as licenças ambientais para que a obra, enfim, seja licitada pelo Governo Federal. O investimento é de R$ 40 milhões na ampliação da pista, operação por instrumentos, estrutura de segurança e construção da nova estação de passageiros.

Nos siga no Google Notícias