ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, QUINTA  28    CAMPO GRANDE 26º

Interior

Segundo fazendeiro é multado por exploração ilegal de aroeira nesta semana

Mariana Lopes | 17/05/2013 08:41

Um fazendeiro foi multado em R$ 152,9 mil por exploração ilegal de aroeira e angico, em área rural próximo a Coxim. No início desta semana, na última terça-feira (14), outro proprietário rural do interior de Mato Grosso do Sul foi autuado em R$ 60 mil pelo mesmo crime ambiental, em Sidrolândia.

Na fazenda em Coxim, cidade distante 260 quilômetros de Campo Grande, as árvores eram serradas com motosserras, em tábuas e em estacas, e palanques para uso em cercas.

De acordo com a PMA (Polícia Militar Ambiental), foram apreendidas 593 lascas (estaca para cerca) de aroeira e 48 tábuas de angico, além de uma motosserra utilizada na exploração ilegal.

Além da multa, o proprietário da fazenda responderá por exploração ilegal da madeira, no qual pode pegar de um a dois anos de reclusão, e também pelo o uso ilegal da motosserra, que prevê pena de três a seis meses de detenção.

O fazendeiro de Sidrolândia responderá pelo crime de exploração de madeira e por desmatar duas áreas de 12 hectares. Além de responder pela exploração de madeira, ele também é acusado por destruir área de preservação permanente, que a pena é de uma a três anos de prisão.

A PMA explica que a aroeira é protegida por lei e a portaria 83-N de 1991 do IBAMA também proíbe o corte de outras espécies de madeiras nobres, sem plano de manejo, que precisa ser aprovado pelos órgãos ambientais. Inclusive, em desmatamentos autorizados, essas espécies não podem ser cortadas.

Nos siga no Google Notícias