ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 19º

Interior

Segurança fecha base de inteligência na fronteira de MS com Paraguai

Nadyenka Castro | 24/01/2013 08:25

A base da Agência de Inteligência da Polícia Militar de Mato Grosso do Sul, que funcionava na fronteira com o Paraguai está fechada desde outubro do ano passado por determinação da Sejusp (Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública). O motivo alegado: o local foi exposto em reportagem de uma emissora de televisão.

A base era em imóvel sequestrado de traficante. A atuação dos policiais na região era resultado de um projeto piloto no País e teve início em outubro de 2011 e terminou em novembro de 2012. “Funcionou bem”, avalia o promotor de Justiça em Amambai, Eteocles Brito Mendonça Dias Júnior.

“É uma perda, porque quanto mais instituições ajudando no combate ao crime, melhor”, diz o promotor, que ajudou na instalação da base, aparelhada com recursos do MPE. “No período em que a base funcionou, percebemos o aumento significativo na apreensão de drogas”, fala Eteocles.

Os 13 meses de serviço da Inteligência na região resultou em 124 prisões e apreensões de oito armas; 37,19 quilos de cocaína; 22,6 toneladas de maconha; 1,54 de haxixe e recuperação de 79 veículos roubados ou furtados. E não era apenas no combate ao tráfico que os policiais atuavam. Trabalhavam também no combate à aftosa e ao contrabando.

Em ofício de 29 de outubro de 2012, o secretário de Estado de Justiça e Segurança Pública, Wantuir Jacini, determinou ao Comando Geral da PM “a suspensão das atividades da base de inteligência da PM”.

No documento, a justificativa para o fechamento é uma reportagem exibida pelo programa Domingo Espetacular, da Rede Record. Para a Sejusp, conforme o ofício, a reportagem detalhou o trabalho policial e colocou em risco a vida dos militares.

Chefe da Agência de Inteligência, o tenente-coronel Luís Antônio Sá Braga apenas confirmou o encerramento das atividades e disse que não está autorizado a falar sobre o assunto. O comandante da PM, coronel Carlos Alberto David dos Santos, não foi encontrado.

De acordo com a Sejusp, informações sobre o assunto não podem ser fornecidas “devido à natureza da atividade de inteligência”. A Secretaria informou ainda que toda “mudança ou adequação não prejudica a sociedade nem as atividades fim desempenhadas pelas instituições de segurança pública”.

Nos siga no Google Notícias