ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, QUINTA  28    CAMPO GRANDE 27º

Interior

Seis municípios estão em estado de alerta, diz Defesa Civil

Viviane Oliveira | 08/04/2013 19:15
Crianças são resgatadas de barco, em Porto Murtinho. (Foto: Toninho Ruiz)
Crianças são resgatadas de barco, em Porto Murtinho. (Foto: Toninho Ruiz)

O prefeito Heitor Miranda dos Santos (PT) declarou situação de emergência em Porto Murtinho, região mais atingida pelas chuvas dos últimos dias. Baseado nos relatórios da Coordenadoria Municipal de Defesa Civil e da Secretária de Assistência Social, o prefeito disse que o quadro é de extrema gravidade. 

Além de Porto Murtinho, cinco municípios estão em estado de alerta. No total 105 famílias estão desabrigadas e 205 desalojadas, em todo Estado. "Nós estamos monitorando  Anastácio, Aquidauana, Bela Vista, Miranda e Nioaque, porém  a situação mais grave é em Porto Murtinho, onde 80 famílias estão desabrigadas e 70 desalojadas", disse o capitão da Defesa Civil, Nivaldo Gonçalves Rodrigues. 

Conforme a Prefeitura de Porto Murtinho, a precipitação pluviométrica atingiu um volume de 35 milímetros em um espaço de 24 horas, causando danos nas regiões urbanas e na área rural. As áreas mais atingidas de Porto Murtinho foram os bairros Cohab, Salim Cafure, Jockey Club. Os rios das fazendas e localidades como as colônias Ingazeiras e Cachoeira transbordaram.

A maioria das famílias está alojada no ginásio de esporte do Centro de Múltiplas Atividades, no salão Paroquial da Igreja Católica e em duas escolas públicas. Não há registro de morte de pessoas por causa das chuvas, porém centenas de animais domésticos morreram afogados. A região do antigo Matadouro, ao lado do lixão, ficou totalmente alagado por causa do rio Amonguijá, que transbordou.

Aquidauana – Já em Aquidauna são 20 famílias desabrigadas e 78 desalojadas. Para reforçar o trabalho da Defesa Civil e do Corpo de Bombeiros, a Enersul mantém no município cinco equipes especializadas em manutenção de redes e linhas de transmissão de energia elétrica no pantanal. As equipes realizam nas casas da população ribeirinha, um serviço preventivo ao risco de acidente por choque elétrico.

Conforme o nível da água sobre e aproxima da caixa do medidor de energia elétrica, a empresa vai desconectando e retirando os equipamentos. Por medida de segurança até a manhã desta segunda-feira, 16 precisaram ser desligados e os de outras 60 unidades consumidoras passaram a ser monitorados.

Nos siga no Google Notícias