ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, QUINTA  28    CAMPO GRANDE 26º

Interior

Sem médicos, Três Lagoas enfrenta o caos na saúde

Ana Paula Carvalho | 13/05/2011 20:12

Único posto de saúde que tem especialidades diferentes está superlotado

Reunião nesta sexta-feira em Três Lagoas tentou estratégias para contornar o caos no atendimento público de saúde no município. Não há médicos em especialidades como pediatria, ginecologia e até clínico geral.

O Secretário Municipal de Saúde, Sérgio Jeremias, esteve com membros do Conselho Municipal de Sáude e atribiu o problema a falta de profissionais da área no serviço público.

Segundo o secretário, a deficiência é resultado da portaria 134, publicada no dia 04 de abril, pelo Ministério da Saúde, no artigo 4º, em que “fica proibido o cadastramento no SCNES (Sistema de Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde) de profissionais de saúde em mais de 2 cargos ou empregos públicos”.

A prefeitura, segundo ele, também sofre para contratar pelo menos dez profissionais para vagas abertas com as últimas demissões.

O resultado é a superlotação no principal posto de saúde, o "Postão", que oferece ainda profissionais de diferentes especialidades, diz o Conselho. NO local, há demora de horas para o atendimento de emergência.

O secretário ressalta que poderia aproveitar os médicos que já fazem parte do quatro, mas a legislação estabelece que o médico poderá trabalhar em mais de um vínculo empregatício, desde que o seu horário não seja fracionado.

“Ele pode fazer plantões noturnos, mas não pode realizar atendimento fracionado, ou seja, atender em dois ESF ao mesmo tempo. Não dá certo. Isso é péssimo para a população”.

“Estamos somente cumprindo a lei. Já estava sendo feito isso antes desta portaria, se não cumprirmos, o Ministério Público vem em cima”, disse.

Sobre o quadro atual, Jeremias diz que no dia 4, mais um médico pediu demissão. “Os médicos pediram para sair. Hoje o serviço privado está muito mais convidativo que o público”.

Jeremias assumiu a pasta da Saúde no ano passado, com a exoneração da ex-titular.

A moradora Sandra Pereira comenta no site Perfil News que, o problema é generalizado "O posto de Saúde do Arapuá, que por sinal é excelente, está sem médicos. Sempre elogiamos o atendimento, mas agora, apesar da infraestrutura, não tem médico para atender os pacientes".

Nos siga no Google Notícias