ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, SEXTA  29    CAMPO GRANDE 24º

Interior

Sem negociação, greve dos professores municipais segue nesta sexta

Viviane Oliveira | 25/07/2014 10:50
Hoje, a categoria fez carreata e buzinaço nas principais ruas da cidade. (Foto: Ademir Almeida)
Hoje, a categoria fez carreata e buzinaço nas principais ruas da cidade. (Foto: Ademir Almeida)

A greve dos professores municipais, em Dourados, distante 233 quilômetros de Campo Grande, segue nesta sexta-feira (25), sem negociação. Hoje, a categoria fez carreata e buzinaço nas principais ruas da cidade. Eles intensificaram as manifestações para pressionar um acordo com a Prefeitura. A mobilização já dura dez dias e há uma semana as aulas começaram.

Em abril deste ano, a Prefeitura formalizou um acordo onde havia decidido a implantação do piso nacional de R$ 1.697 para um carga horária de 40 horas. No entanto, a categoria reivindica uma política municipal de valorização que eleve gradualmente, em quatro anos, esse valor para um carga horária de 20h.

Na segunda-feira (21), a Câmara Municipal aprovou reajuste de 8,31% para professores e de 6,15% para funcionários administrativos a partir de julho. Os retroativos de abril, maio e junho serão pagos em agosto, setembro e outubro, segundo o projeto.

O Simted (Sindicato Municipal dos Trabalhadores em Educação em Dourados), no entanto, segue com as reivindicações do piso de 20h e a inserção do pessoal de administrativo no plano de carreira. Na manhã de ontem, os servidores fizeram manifesto em frente a Prefeitura, mesmo sabendo que o prefeito, Murilo Zauith (PSB), está em viagem no Paraguai.

Segundo o presidente do Simted, João Vanderley Azevedo, a ausência do prefeito não interfere a agenda da greve e a movimentação é necessária justamente para que ele aceite se reunir com os grevistas quando retornar à cidade.

De acordo com o site Dourados Agora, grande parte das escolas municipais de Dourados seguem sem aula. Na ativa estão apenas os professores contratados que estão, pelo menos a maioria, em Ceinfs (Centro de Educação Infantil).

A assessoria de imprensa da Prefeitura informou que, por enquanto, não tem nada programado com o Simted, porém, o órgão lembra que o prefeito sempre recebeu o sindicato e conversa com a categoria sobre o piso salarial de 20h desde o ano passado.

Para a secretaria, a greve é uma manobra política do sindicato e não há como conceder o piso de 20h, que significaria dobrar o salário, na opinião dela.

Nos siga no Google Notícias