ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SÁBADO  20    CAMPO GRANDE 21º

Interior

Semana da Agroecologia incentiva consumo de alimento saudável

Ações começam nesta segunda-feira e seguem até sábado, com visita a lavouras de produção sustentável e alertas sobre agrotóxico

Helio de Freitas, de Dourados | 28/09/2015 09:07
Produção de hortaliças sem uso de agrotóxico em sítio no distrito de Vila Vargas (Foto: Arquivo)
Produção de hortaliças sem uso de agrotóxico em sítio no distrito de Vila Vargas (Foto: Arquivo)

Começa nesta segunda-feira (28) em Dourados, a 233 km de Campo Grande, a Semana de Incentivo à Agroecologia, promovida pela prefeitura, Câmara de Vereadores, universidades, instituições de pesquisa e assistência técnica e outras entidades e associações. Até sábado (4), serão realizadas ações de incentivo ao consumo de alimentos saudáveis e sobre o perigo do excesso de agrotóxicos em produtos da alimentação.

Nesta segunda-feira, empresários do setor gastronômico filiados à Abrasel (Associação Brasileira de Bares e Restaurantes) Regional Sul visitam sítios de produção orgânica no distrito de Vila Vargas. De acordo com a Secretaria de Agricultura Familiar e Economia Solidária, a intenção é ampliar a utilização de produtos orgânicos nos restaurantes da cidade.

À noite, o pesquisador da Embrapa Agropecuária Oeste Milton Padovan vai usar a tribuna livre da Câmara de Vereadores para falar sobre a importância da agroecologia. Na terça-feira (29), das 17h às 22h, será exibido o documentário “O veneno está na mesa 50”. Realizado pela prefeitura e UFGD (Universidade Federal da Grande Dourados), o evento acontece na feira agroecológica do Parque dos Ipês.

De quarta-feira a sexta-feira, na unidade da Embrapa Agropecuária Oeste, na BR-163, saída para Caarapó, acontece a “Oficina de Concertação em Agroecologia”.

Na sexta-feira, durante a feira agroecológica do Izidro Pedroso, será lançada a Rádio Agroecol, uma ação do Fórum Municipal de Economia Solidária e produtores de Itahum e Vila Vargas.

No sábado, das 7h às 10h, a Agraer (Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural) e a UFGD promovem uma visita ao projeto de recuperação de nascentes, no distrito de Indápolis. Também no sábado, das 9h às 12h, tem uma manifestação pública em defesa do consumo de alimentos livres de agrotóxicos, na Praça Antônio João.

Para encerrar a semana, no sábado das 17h às 22h acontecem ações de conscientização sobre o consumo de alimento saudável na feira agroecológica de Vila Vargas.

A Semana de Incentivo à Agroecologia de Dourados foi instituída pela Lei nº 3.773, proposta pelo vereador Elias Ishy (PT) e integra o calendário oficial de eventos do município.

Nos siga no Google Notícias