ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, SEXTA  29    CAMPO GRANDE 23º

Interior

Senado paraguaio descarta intervenção militar para combater violência

Priscilla Peres | 30/06/2016 17:32
Senadores debateram o tema hoje. (Foto: Última Hora)
Senadores debateram o tema hoje. (Foto: Última Hora)

Em votação nesta quinta-feira (30), o Senado do Paraguai decidiu descartar a intervenção militar no Departamento de Amambay, na fronteira com o Brasil. A possibilidade foi levada à pauta com o intuito de conter a guerra entre criminosos, intensificada com a execução do chefe do narcotráfico na região, Jorge Rafaat Toumani, no dia 15 deste mês

A proposta para declarar estado de exceção em Amambay, cuja capital é Pedro Juan Caballero, onde Rafaat foi morto a tiros de metralhadora antiaérea calibre 50, recebeu parecer contrário da Comissão dos Assuntos Constitucionais do Senado da República do Paraguai.

Durante a discussão do tema, o presidente da Comissão dos Assuntos Constitucionais do Senado, Fernando Lugo, afirmou que o presidente do Paraguai Horácio Cartes se beneficiou das modificações da lei de Defesa Nacional de Segurança Interna, desde o início de seu mandato para enfrentar os grupos criminais.

Segundo informações do site Última Hora, há uma lei sancionada em 2013 que autoriza o uso das forças armadas para atuarem em conflitos internos que ocorram nos estados de San Pedro, Concepción e Amambay, sem a necessidade de declarar estado de emergência.

Os senadores Miguel Abdon Saguier e Fernando Silva Facetti, ambos do Partido Liberal, se referiram a necessidade de aprovar a ferramenta constitucional devido a comoção que se formou em Pedro Juan Caballero. Segundo eles, "a paz deve ser restaurado nessa área que agora " é uma terra de bandidos, criminosos e assassinos" .

"É um dever evitar que Amambay se torne um Estado falido e só pode ser definida com o uso de armas e força", disse Silva Facetti . Além disso, acrescentou que no local até os próprios promotores têm medo .

Pode piorar – Diversos setores do governo e das próprias forças armadas apontam que a intervenção militar iria piorar a situação em Amambay, principalmente para os moradores, já que poderia iniciar uma guerra entre o Estado e os traficantes.

Além disso, a situação poderia afetar ainda mais o comércio em Pedro Juan Caballero, que já sofre com a queda nas vendas em função do dólar alto no Brasil e também por causa dos atos de violência no lado paraguaio.

Nos siga no Google Notícias