A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Sábado, 10 de Dezembro de 2016

14/07/2014 13:21

Senai inaugura em MS o 1º laboratório de Inovação em Alimentos do Brasil

Bruno Chaves
Segundo o Senai, Dourados vai ser sede do laboratório porque é o principal polo industrial, comercial e de serviços da região (Foto: Divulgação/Assessoria)Segundo o Senai, Dourados vai ser sede do laboratório porque é o principal polo industrial, comercial e de serviços da região (Foto: Divulgação/Assessoria)

O Senai de Mato Grosso do Sul vai implantar em Dourados, a 233 quilômetros de Campo Grande, o primeiro Laboratório de Inovação e Criatividade em Alimentos do Brasil. A inauguração do centro, que ficará dentro do Instituto Senai de Inovação – Alimentos e vai incentivar o desenvolvimento de projetos inovadores na área de alimentos, ocorre no dia 25 de julho.

Veja Mais
Carreta da Justiça realiza 368 atendimentos na terceira etapa do projeto
Condutor abandona veículo carregado com 800 kg de maconha na BR-163

Conforme o diretor-regional do Senai, Jesner Escandolhero, esse será só primeiro laboratório voltado ao estudo, inovação e criatividade na área de alimentos. Para ele, Mato Grosso do Sul será referência nacional nos produtos e processos criativos no setor.

Jesner defendeu que “a implantação do laboratório representa um importante avanço para as indústrias do Estado, que passam a contar com mais uma infraestrutura para desenvolver projetos com suporte e tecnologia”. Em todo o País serão cinco laboratórios, informou o diretor-regional. Além de Mato Grosso do Sul, Bahia, Paraíba, Paraná e Rio de Janeiro terão instalações.

Ele informou ainda que, em todo o país, serão cinco laboratórios em diversas áreas nos Estados da Bahia, Mato Grosso do Sul, Rio de Janeiro, Paraíba e Paraná. A iniciativa incentiva a cultura da inovação no setor industrial. Para abrigar o Laboratório de Inovação e Criatividade, o CPA (Centro de Processamento de Alimentos) do Senai de Dourados será todo readequado com novos equipamentos e salas.

Após a inauguração do laboratório em Dourados, a previsão é de que o centro passe a funcionar em outubro deste ano. Conforme o gerente de tecnologia e inovação do instituto, Gilberto Evidio Schaedler, na fase atual, de implementação, a discussão está voltada à estruturação e modelo de gestão do laboratório. Gilberto acrescentou que o programa conta com uma parceria do Sebrae, que vai apoiar projetos de até R$ 50 mil.

Funcionamento do projeto – Conforme a assessoria de imprensa do Senai, o programa vai oferecer a estrutura da instituição para a prototipagem de produtos, etapa fundamental em processos de inovação, que dá forma à ideia desenhada na prancheta. A iniciativa da instituição é desenvolvida em parceria com a CNI (Confederação Nacional da Indústria) para estimular a cultura da inovação no setor industrial.

Dourados foi escolhida para abrigar o laboratório porque é o principal polo industrial, comercial e de serviços da região e se destaca por ser o segundo maior PIB (Produto Interno Bruto) do Estado. Apesar da predominância do agronegócio, a produção industrial já ocupa espaço significativo na economia sul-mato-grossense, sobretudo no setor de alimentos e bebida.

A intenção do laboratório é disponibilizar o livre acesso ao CPA no conceito “living lab”, que significa laboratório vivo, com foco na criação, co-criação de novos produtos alimentícios, desde a concepção da ideia, treinamento e modelamento de negócios empreendedores.

Carreta da Justiça realiza 368 atendimentos na terceira etapa do projeto
Em oito dias de atendimentos da Carreta da Justiça em Taquarussu - município localizado a 332 km de Campo Grande -, o projeto do TJ-MS (Tribunal de J...
Sidrolândia comemora aniversário com 'balada cristã' e jogos do Operário
Sidrolândia - cidade localizada a 71 km de Campo Grande - completa no domingo (11) 63 anos de emancipação e vai receber várias atrações para comemora...
Mesmo algemada, mulher usa isqueiro e coloca fogo em viatura policial
Elaine Cristina da Silva de 37 anos foi presa na noite de ontem (8) em Sonora, distante 364 km de Campo Grande, por porte ilegal de arma. Porém, mesm...



imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions