ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, QUINTA  28    CAMPO GRANDE 22º

Interior

Servidora presa em operação sobre desvios em Corumbá já está livre

Aline dos Santos | 01/06/2012 09:58

Ela foi solta por determinação da Justiça Federal

PF apreendeu documentos na prefeitura de Corumbá. (Foto: Anderson Gallo/Diário Online)
PF apreendeu documentos na prefeitura de Corumbá. (Foto: Anderson Gallo/Diário Online)

Presa pela PF (Polícia Federal) na operação Decoada, a servidora da prefeitura de Corumbá, Camila Campos Carvalho Faro, já está em liberdade. De acordo com o Diário Online, ela foi solta ontem à noite por determinação da Justiça Federal. A ação apura desvio de dinheiro público e direcionamento de licitações.

Também presos ontem, o secretário de Finanças e Administração, Daniel Martins Costa, e o ex-diretor presidente da Fundação de Cultura e Turismo, Rodolfo Assef Vieira, foram encaminhados para o EPC (Estabelecimento Penal de Corumbá).

O assessor de gabinete Carlos Porto, preso em Campo Grande, permanece na sede da delegacia da Polícia Federal de Corumbá. A Justiça determinou que Daniel Costa e Carlos Porto fossem afastados dos cargos.

A lista de afastamentos ainda inclui o secretário municipal de Saúde, Lauther Serra; diretor da junta interventora do Hospital de Caridade, Vitor Salomão Paiva; e os servidores Osana de Lucca, Márcio Androlage Chaves e Maria Vitória da Silva.

De acordo com o delegado da PF (Polícia Federal), Alexandre do Nascimento, as prisões e afastamentos foram por indícios de participação no esquema para lesar os cofres públicos. Ainda não foi determinado o tamanho do prejuízo, contudo, as fraudes envolvem milhões de reais em recursos federais.

Questor - A ação foi um desdobramento da operação Questor, realizada em maio de 2011, na prefeitura de Ladário, cidade vizinha a Corumbá. Na investigação, conforme a CGU (Controladoria-Geral da União), descobriu-se que maioria das empresas envolvidas na Questor é, atualmente, fornecedora, algumas de forma exclusiva, da prefeitura de Corumbá.

Na Questor, o crime consistia em montagem e manipulação de processos licitatórios, mediante a restrição ao caráter competitivo, falsificação de documentos para favorecer empresas fantasmas ou com vínculos com servidores da prefeitura de Ladário.

Na operação do ano passado, foram presas sete pessoas: seis servidores da prefeitura de Ladário e um empresário. Em ambos os casos, os desvios eram em de recursos destinados às áreas de Saúde, Educação e infraestrutura dos municípios. Ainda não foi oferecida denuncia à Justiça.

Asfixia – Ontem, a PF cumpriu mandados de buscas e apreensão na prefeitura, que ficou fechada, e no hospital de Corumbá, além da prefeitura de Ladário. Ao todo, foram quatro mandados de prisão temporárias (válidos por cinco dias), 36 mandados de busca e apreensão e 28 de condução coercitiva.

As investigações, que duraram mais de um ano, foram realizadas em conjunto pela Polícia Federal, MPF (Ministério Público Federal), CGU e MPE (Ministério Público Estadual).

A força-tarefa apontou a ocorrência de fraudes e direcionamentos em licitações, corrupção, desvio de recursos públicos e pagamentos de propina, com o envolvimento de servidores públicos municipais e empresários.

A operação foi batizada de Decoada em analogia ao fenômeno natural em que vegetação local entra em decomposição na seca, reduzindo o oxigênio da água. Como a corrupção, que asfixia a população.

Participam dos trabalhos cerca de 100 policiais federais, 16 servidores da CGU e quatro policiais da Força Nacional de Segurança Pública.

Nos siga no Google Notícias