ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 23º

Interior

Servidores podem entrar em greve contra fechamento de comarcas

Nícholas Vasconcelos | 08/05/2013 08:46

Os servidores do TJMS (Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul) podem entrar em greve contra o fechamento das comarcas de Angélica, Dois Irmãos do Buriti e Deodápolis. A decisão foi anunciada nesta terça-feira (7) pelo Tribunal.

Segundo o diretor de comunicação do Sindjus (Sindicato dos Trabalhadores do Poder Judiciário de Mato Grosso do Sul), o oficial justiça Fabiano Reis, foi enviado um comunicado para que os servidores das comarcas possam decidir o tipo de manifestação a ser feita contra a medida do Tribunal.

“Foi deliberado que mandamos as comarcas decidirem para saber se vão paralisar, as comarcas podem paralisar e até entrar em greve”, comentou.

O Tribunal afirma que não é razoável que, em algumas comarcas, juízes e servidores estejam sobrecarregados, em função do alto número de processos, enquanto outras com pouca quantidade. A medida vai realocar esses servidores para as comarcas que precisam de maior demanda.

Além do deslocamento dos servidores para trabalhar, há a dificuldade para as partes envolvidas em processos. “No caso de Dois Irmãos, a comarca mais próxima é Campo Grande. Já no caso de Rio Negro, Rio Verde e São Gabriel são estradas de chão, de difícil acesso”, lembrou.

Ele lembra ainda que no caso de Rio Negro, a área do município é muito grande e faz divisa com Terenos, Aquidauana, Rio Verde, Corumbá e São Gabriel do Oeste. De acordo com Fabiano, o fechamento é motivado pela redução do duodécimo repassado pelo Governo do Estado para o Poder Judiciário.

Já o TJ afirma que não é razoável que algumas comarcas juízes e servidores estejam sobrecarregados, em função do alto número de processos, enquanto outras com pouca quantidade. A medida vai realocar esses servidores para as comarcas que precisam de maior demanda.

As comarcas serão desativadas porque são próximas de outras cidades maiores. Angélica fica a 22 km de Ivinhema, Dois Irmãos do Buriti a 66 km de Aquidauana e Deodápolis a 18 de Glória de Dourados. Essas cidades receberão os processos das comarcas extintas.

Ainda segundo o TJ, há estudos para a desativação das comarcas de Itaporã, Bataiporã e Anastácio. Já as de Mundo Novo, Bela Vista e São Gabriel do Oeste, hoje de segunda entrância e que voltariam a ser comarcas de vara única.

Nos siga no Google Notícias