ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, SEXTA  29    CAMPO GRANDE 28º

Interior

Sindicato denuncia situação desumana de adolescentes em delegacias do Estado

Graziela Rezende | 03/03/2014 08:29

Após evidenciar a superlotação nas delegacias do Estado, o Sinpol/MS (Sindicato da Polícia Civil) denuncia a situação de adolescentes infratores, apreendidos irregularmente em delegacias de Dourados, cidade a 233 quilômetros da Capital. Em uma das celas mais críticas, segundo o vice-presidente Roberto Simião de Souza, os menores estariam há treze dias sem banho de sol, visita de parentes e o mínimo de espaço para locomoção.

“Há meses um juiz interditou uma Unei (Unidade Educacional de Internação) de Dourados e desde então os adolescentes ficam nas delegacias, sendo que são ao menos 30 do Estado que estariam nesta situação. Eles ficam enjaulados que nem cachorro e por isso estamos denunciando tal situação na Corregedoria da Polícia Civil, de Justiça e até mesmo no CNJ (Conselho Nacional de Justiça)”, afirma o vice-presidente.

O sindicalista ressalta que, conforme o artigo 123 do ECA (Estatuto da Criança e do Adolescente), menores infratores devem ser acomodados em “entidade exclusiva”, sendo a Unei e jamais permanecer mais de cinco dias em uma cela da delegacia.

“Na semana passada, vistoriamos uma delegacia e verificamos que é um fato recorrente. Isso, além de não ser a nossa função, fere o artigo 94, que determina que os menores infratores sejam assistidos por programas de internação com atendimento personalizado em pequenas unidades, instalações adequadas, local higiênico, com salubridade e segurança, alimentação, saúde, tratamento médico e lazer”, finaliza o vice-presidente.

Campanha – O Sinpol encaminhou uma carta à sociedade, explanando sobre o caos em que se encontra a Segurança Pública do Estado, e uma das reivindicações é que seja resolvido por definitivo a questão da retirada de presos em delegacias.

Segundo o presidente, Alexandre Barbosa, inúmeras outras providências precisam ser tomadas, por que um problema é gancho para o outro. “Com presídios lotados, os presos são encaminhados para as delegacias e com estes locais lotados, o policial tem que cumprir função que não é sua. Ao invés de estar nas ruas investigando casos, ou registrando ocorrências, ele tem que cuidar dos presos”, comenta Barbosa.

Entre outras providências, o sindicato pede aumento do efetivo policial, melhores condições de trabalho, bem como viaturas e armamentos adequados para cada localidade e a retirada de presos das delegacias de polícia. Caso o Governo não atenda as reivindicações, a categoria ameaça entrar em greve.

Norma - Conforme o diretor geral da Polícia Civil, Jorge Razanauskas, a presença dos menores em delegacias ocorre por determinação judicial. "Se eles estão lá é por conta da ordem de um juiz, nós acatamos e acredito que isso nem deveria ser discutido", finaliza.

Nos siga no Google Notícias