ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 29º

Interior

Sol aparece, mas rio precisa baixar para famílias voltarem para casa

Caroline Maldonado | 17/01/2016 09:23
Segundo Defesa Civil, 150 pessoas tiveram que deixar suas casas (Foto: Fernando Antunes)
Segundo Defesa Civil, 150 pessoas tiveram que deixar suas casas (Foto: Fernando Antunes)

Sem chuva desde a noite de sexta-feira (15), o céu trouxe o sol para os moradores de Aquidauana, a 135 quilômetros de Campo Grande, mas ainda é preciso que o nível do rio baixe dois metros para que as 42 famílias desabrigadas possam voltar para suas casas, segundo a Defesa Civil.

Ao todo, são 150 pessoas que estão nas escolas Rotary Clube e Cândido Mariano ou em casas de parentes. Eles esperam que o tempo continue limpo e o Rio Aquidauana volte ao nível normal, depois de atingir marca histórica de 9,70 metros.

De acordo com o coordenador da Defesa Civil, Mário Ragaglia, neste domingo (17), o rio está com 9,4 metros, depois de baixar 30 centímetros, nos últimos dias. “Não tem chuva desde sexta-feira a noite e o rio baixou rapidamente essa madrugada, mas ainda é preciso que baixe, pelo menos, dois metros para que as pessoas desabrigadas possam voltar para casa”, comentou o coordenador.

A Secretaria de Assistência Social do município dá auxílio aos moradores que tiveram as casas alagadas. Caso o tempo continue firme e o rio subindo, a vigilância sanitária fará inspeção e limpeza das residências para o retorno das pessoas.

Essa é a sétima maior cheia do rio em 48 anos. Na quinta-feira (14), a ponte Nova foi encoberta pela água do lado de Aquidauana e a passagem de carros pequenos chegou a ser interditada, mas foi liberada no dia seguinte.

Na Ponte Velha, o Exército montou uma estrutura sobre o madeiramento para auxiliar na passagem de veículos. O madeiramento começou a ser trocado na segunda-feira (11), com recursos do Governo do Estado, mas com a cheia do rio, os reparos foram suspensos. Na cidade vizinha, Anastácio há 60 pessoas afetadas pelas chuvas e nove famílias estão desabrigadas.

Nos siga no Google Notícias