ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 22º

Interior

STF invalida decisão do TJ sobre distância entre postos de combustíveis

Nyelder Rodrigues | 14/07/2016 21:16

A decisão do TJ-MS (Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul) a cerca da lei municipal que impõe em Dourados - cidade localizada a 233 km de Campo Grande - a distância mínima de 1 mil metros entre postos de combustíveis foi suspensa nesta quarta-feira (14) após decisão do STF (Supremo Tribunal Federal).

A questão foi julgada válida pelo Tribunal de Justiça e mantida, após um empresário que sentiu-se prejudicado pela lei municipal a contestar e entrar com ação - que também foi indeferida em primeira instância. Porém, o Supremo não anulou a lei, já que considera que nesta ação não seria o correto.

Segundo o ministro do STF, Marco Aurélio, as alegações feitas pelo reclamante são plausíveis, pois apontam desrespeito à decisão anterior tomada pela Justiça, prevendo o princípio da livre concorrência. O empresário teve o pedido de licença para atuar negado pela prefeitura pois estava a uma distância menor que 1 mil metros de outro posto.

A negativa foi baseada no art. 86, parágrafo 4º, da Lei Complementar municipal 205/2012 de Dourados. Diante da situação, o empresário entrou com mandado de segurança, que foi indeferido em primeira instância e teve decisão mantida pelo TJ-MS. Assim, ele apelou para a esfera federal da Justiça, sustentando violação de jurisprudência, limitando concorrência usando como pretexto garantir a segurança da população.

"Consoante se observa, o verbete encerra entendimento, em tese e vinculante, no sentido da invalidade de norma local voltada a restringir a abertura de comércios de idêntica atividade considerado o critério geográfico", afirmou em sua decisão o ministro do STF.

Entretanto, ele também ressaltou que é impróprio o pedido de suspensão da lei acontecer naquela ação. "Mostra-se inadequada a atuação do Judiciário em substituição à do administrador, bem assim a utilização da reclamação como mecanismo de controle abstrato de norma", frisa.

Nos siga no Google Notícias