ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 25º

Interior

Temendo ataque, índios tentam prender homem que rondava acampamento em Paranhos

Nyelder Rodrigues | 04/09/2012 21:14

Os indígenas da aldeia Arroio Korá que ocupam uma fazenda em Paranhos, cidade localizada a 469 quilômetros de Campo Grande, tentaram prender um homem que se dizia amigo do cacique e o procurava no local.

O fato ocorreu por volta das 17h30, e os indígenas entraram em contato com Funai (Fundação Nacional do Índio) e Força Nacional de Segurança Pública para que eles fossem ao local prender o homem.

Porém, os órgãos disseram não ser possível ir ao local no momento. O homem foi alertado sobre a ilegalidade dele no local, já que é preciso autorização da Funai para circular em área indígena, e foi liberado pelos índios.

Uma das integrantes da comissão que lidera os índios de Arroio Korá, Lucilaine Valiente, conta que desde segunda-feira (3) este mesmo homem circula pelo local à procura do cacique. “Já dizemos para ele que não temos um cacique ontem, quando ele veio junto com outra pessoa. Mas ele voltou aqui hoje e tivemos que fazer isso para nos proteger”, afirma.

De acordo com a líder, durante o dia policiais da Força Nacional passam pelo local, assim como da Polícia Federal, mas não permanecem lá, o que traz insegurança aos índios, pois pode haver ataques à comunidade a qualquer momento.

Lucilaine conta que a placa do veículo usado pelo homem, que se disse funcionário de uma fazenda próxima e que também procurava pessoas para trabalhar, foi anotada e será repassada para a Polícia Federal.

Nos siga no Google Notícias