ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 19º

Interior

Tenda dos Saberes Indígenas terá observação astronômica em Bonito

Nyelder Rodrigues | 26/07/2016 22:57

A Tenda dos Saberes Indígenas volta a ser destaque da programação do Festival de Inverno de Bonito, que neste ano trará uma novidade, o Planetário Céu Guarani. A tenda ficará na Praça da Liberdade, ponto central do evento que acontece entre 28 e 31 de julho em Bonito - cidade localizada a 257 km de Campo Grande.

O objetivo da ação é o de difundir os saberes tradicionais e a cultura indígena de várias etnias que habitam o Estado, como o Kadiwéu, Guarani, Terena, Ofaié, Atikum, Kinikinau e Guató. "A tenda vem no contraponto da globalização que pulveriza identidades", afirma Ângela Silva, arte educadora da Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul.

Ela ainda ressalta que fomentar e celebrar esta riqueza cultural indígena deve ser "não só objetivo do Estado, mas também daqueles que se comprometem com um mundo onde todas as diferenças tenham lugar". O Planetário Céu Guarani será um espaço para a observação astronômica.

A iniciativa é uma parceria da UEMS (Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul) e da Casa da Ciência, da UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. O público terá contato com a maneira que o povo guarani interpreta as constelações e os mitos associados aos mesmos.

O local vai abrigar aproximadamente 2 mil peças de artesanato. Haverá informações sobre o cultivo e exemplares de plantas utilizadas pelas comunidades na cura de diversos incômodos e doenças. Serão exibidos ainda filmes produzidos por indígenas, além da oportunidade de realizar pinturas corporais segundo a tradição iconográfica de etnias que habitam o Estado.

Nos siga no Google Notícias