ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, TERÇA  16    CAMPO GRANDE 24º

Interior

Trabalhadores de Nova Andradina registram tornado em área rural

Ana Paula Carvalho | 09/12/2011 12:32
Trabalhadores registram tornado. (Foto: Divulgação)
Trabalhadores registram tornado. (Foto: Divulgação)

Trabalhadores que operavam tratores e colheitadeiras na área rural de Nova Andradina, município distante 300 quilômetros de Campo Grande, registraram por volta das 11h de ontem (08) um tornado em uma plantação de cana.

De acordo com o meteorologista Natálio Abrahão, tornados podem acontecer em qualquer “lugar do mundo”, alguns são mais fracos, outros mais fortes, mas “se formou funil e desceu, encostando ou não no chão, é considerado tornado”.

Esse fenômeno pode ter de 200m a 600m de diâmetro e os ventos podem durar de dois a três minutos alcançando até 200 km/h.

O tornado forma-se a partir de uma nuvem funil e desce porque no meio dela é mais frio e fora é mais quente. Em algumas situações ele pode puxar um carro para cima e fazer girar. A diferença entre tornado e tromba d’água é que a tromba precisa de área líquida para se formar.

De acordo com o meteorologista, a região do mundo com maior incidência de tornados é o meio oeste dos Estados Unidos, onde, de março a junho são registrado de 50 a 100 tornados por dia.

Veja o vídeo:

Nos siga no Google Notícias