ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 19º

Interior

TJMS julga amanhã ADIN contra reajuste dos salários dos servidores de Corumbá

Eduardo Penedo | 02/12/2014 21:47

A Justiça de Mato Grosso do Sul votará na sessão de amanhã (3), às 14 horas, a ADIN (Ação Direta de Inconstitucionalidade) proposta pelo prefeito do Município de Corumbá em face da Lei Complementar Municipal nº 163/2013, que concedeu reajuste de vencimentos aos servidores ativos, inativos e pensionistas.

Para o requerente, a lei é materialmente inconstitucional, pois viola o princípio da isonomia ao desrespeitar o disposto nos artigos 7º, 27, X e XII e §5º do artigo 31, todos da Constituição Estadual. Ele afirmou que os servidores ativos e inativos receberam reajustes diferenciados, já que tal norma concedeu aos inativos reajuste retroativo ao dia 1º de abril de 2013, no percentual de 10%, acrescido de mais 10% a partir de abril de 2014, enquanto aos servidores ativos foi concedido aumento de 20% a partir de 1º de abril de 2014. Acrescentou que existe, inclusive, posicionamento do Supremo Tribunal Federal determinando que o reajuste a ativos e inativos deve ocorrer na mesma data e proporção.

A Câmara Municipal de Corumbá, apesar de intimada para prestar informações, não se manifestou. Já a Procuradoria-Geral de Justiça opinou pela procedência parcial do pedido, a fim de afastar a incidência do reajuste de 10% concedido aos servidores inativos e pensionistas, durante o período compreendido entre 1º de abril de 2013 e 1º de abril de 2014, por força do que dispõem os artigos 27, X e XII, e 31, §5º, da Constituição Estadual.

Nos siga no Google Notícias