ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUARTA  24    CAMPO GRANDE 25º

Interior

TJMS rejeita ação de prefeito contra aumento de licença maternidade

Ricardo Campos Jr. | 11/05/2015 21:07

A Justiça rejeitou ADI (Ação Direta de Inconstitucionalidade) protocolada pelo prefeito de Paranhos, Júlio César de Souza (PDT), contra uma lei que prorroga a licença maternidade dos servidores do município. A decisão foi tomada no dia 29 de abril, mas divulgada nesta segunda-feira (11) pelo TJMS (Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul).

O chefe do Executivo questionava a competência da Câmara Municipal para propor e aprovar a legislação, que na visão dele seria de competência do prefeito. Souza havia vetado a norma, mas os parlamentares derrubaram a decisão dele e a colocaram em vigor.

Em seu voto, o relator do processo, desembargador Dorival Renato Pavan, entendeu que a lei municipal questionada busca a realização de normas das Constituições Federal e do estado, legitimando a iniciativa do Legislativo local, pois as normas constitucionais já determinam a previsão de prorrogação de licença maternidade.

Souza também havia sustentado que a votação para derrubada do veto feriu o regime jurídico da Casa, tendo em vista que foi realizada votação simbólica, enquanto o regimento previa apreciação de forma secreta.

Pavan entendeu que o fato não inviabiliza ou torna inconstitucional a lei, tendo em vista que “a nova ordem constitucional preza pela transparência dos atos do Poder Público”.

Nos siga no Google Notícias