A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Quarta-feira, 07 de Dezembro de 2016

11/05/2015 21:07

TJMS rejeita ação de prefeito contra aumento de licença maternidade

Ricardo Campos Jr.

A Justiça rejeitou ADI (Ação Direta de Inconstitucionalidade) protocolada pelo prefeito de Paranhos, Júlio César de Souza (PDT), contra uma lei que prorroga a licença maternidade dos servidores do município. A decisão foi tomada no dia 29 de abril, mas divulgada nesta segunda-feira (11) pelo TJMS (Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul).

Veja Mais
Servidora pública consegue na Justiça prorrogação de licença maternidade
Gilmar dá 8% a “crecheiros”, licença maternidade semestral e reduz jornada

O chefe do Executivo questionava a competência da Câmara Municipal para propor e aprovar a legislação, que na visão dele seria de competência do prefeito. Souza havia vetado a norma, mas os parlamentares derrubaram a decisão dele e a colocaram em vigor.

Em seu voto, o relator do processo, desembargador Dorival Renato Pavan, entendeu que a lei municipal questionada busca a realização de normas das Constituições Federal e do estado, legitimando a iniciativa do Legislativo local, pois as normas constitucionais já determinam a previsão de prorrogação de licença maternidade.

Souza também havia sustentado que a votação para derrubada do veto feriu o regime jurídico da Casa, tendo em vista que foi realizada votação simbólica, enquanto o regimento previa apreciação de forma secreta.

Pavan entendeu que o fato não inviabiliza ou torna inconstitucional a lei, tendo em vista que “a nova ordem constitucional preza pela transparência dos atos do Poder Público”.

Servidora pública consegue na Justiça prorrogação de licença maternidade
O Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul acatou o recurso apresentado pela servidora pública Rosimeire dos Reis Sobrinho contra o Estado de Mato G...
Licença maternidade pode ser ampliada para mães de bebês prematuros
Brasília - A licença-maternidade em caso de bebês que nascem prematuros ou precisam ficar internados em Unidade de Terapia Intensiva (UTI) pode ser a...
Governador sanciona lei que amplia licença maternidade
O governador de Mato Grosso do Sul, André Puccinelli (PMDB), sancionou a Lei que amplia em mais dois meses a licença maternidade das servidoras públi...



imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions